20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, é celebrado desde 1960, mas só tomou notoriedade nos últimos anos.
A data foi escolhida por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do “Quilombo dos Palmares”, que morreu em 20 de novembro de 1695.
Durante a última semana foi celebrada a Semana da Consciência Negra. Diversas apresentações e discussões aconteceram em todo país, por entidades da sociedade civil, principalmente o movimento negro, instituições públicas e privadas.
Visitamos algumas escolas de Itabela, que em pelo menos um dia da semana tiveram uma programação voltada a essa data.
As comemorações tiveram seu encerramento na sexta-feira (22), quando o Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães iniciou a tarde com um seminário voltado à Culinária Afro-brasileira e, logo após, tiveram apresentações de dança seguidas pelo “Desfile da Beleza Negra do Colégio Estadual”. Nos turnos matutino e noturno, os alunos também fizeram diversas outras apresentações.
O Colégio Municipal de Itabela também fez suas comemorações na terça-feira (19), quando os estudantes também realizaram diversas apresentações, dança, teatro, desfile, exposição de objetos, alimentos, entre outras coisas que enriqueceram a semana itabelense.
Já a Escola Maria D’Ajuda, como nós mostramos aqui no Clic101, havia promovido no dia 14/11 a “1ª Feira Cultural da Escola Maria D’Ajuda”. Para quem ainda não viu, pode conferir a matéria e fotos no link http://www.clic101.com.br/ver.php?id=1097