O Ministério do Meio Ambiente (MMA) ampliou, para 20 de dezembro, o prazo para envio de vídeos socioambientais que serão selecionados para a 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde, que acontecerá no primeiro semestre de 2014. A mostra tem como objetivo divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual.
Para o diretor do Departamento de Educação Ambiental (DEA) do MMA, Nilo Diniz, toda a iniciativa, desde a elaboração dos vídeos, as exibições e as discussões na mostra nacional, integra o processo educativo, com sensibilização, informação e mobilização. Ele também destaca a importância dos participantes, além de preencher as fichas, de enviar os documentos e entregar os vídeos diretamente no MMA ou pelos Correios. “Só assim as inscrições serão validadas”, esclarece. Apenas os vídeos postados até 20 de dezembro participarão do processo seletivo.
PARTICIPANTES
Os vídeos podem ser curtas, vinhetas, animações, produzidos a partir de filmadoras, câmeras de celular, digitais ou qualquer outro equipamento que capture imagem e som. Escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, entidades da sociedade civil, comunidades e produtores podem participar. O Circuito Tela Verde envolve anualmente mais de mil espaços exibidores em todo o País, atendendo à demanda por materiais pedagógicos multimídias sobre a temática socioambiental.
Os vídeos selecionados farão parte de um kit formado também por cartazes e orientações para realização da mostra. Receberão o material as instituições interessadas em exibir os filmes, chamadas de espaços exibidores, que já estão cadastradas no MMA. São 1,5 mil em todo país.
O Circuito Tela Verde é uma iniciativa dos ministérios do Meio Ambiente, e da Cultura, por intermédio da Secretaria do Audiovisual. As edições já exibiram mais de 190 filmes para quase 400 mil pessoas. O público do circuito é formado, em geral, por estudantes de todos os níveis - fundamental, médio e superior - professores, ambientalistas, servidores públicos, representantes de movimentos sociais, técnicos e funcionários de instituições ou empresas privadas.
Clic AQUI PARA MAIS DETALHES