home > noticias >

EDUCAÇÃO

Educadores participam de formação para a alfabetização


Por: Acom PMPS
Publicado em 19/09/2018 10:48

Publicidade

Coordenadores e assistentes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Porto Seguro estão participando, até o final do semestre letivo, de encontros de formação do PMALFA (Programa Mais Alfabetização). Instituído pelo Ministério da Educação e desenvolvido pela Prefeitura de Porto Seguro, o programa tem como objetivo fortalecer e apoiar as escolas municipais no processo de aprendizagem da leitura, da escrita e do numeramento dos alunos.

 

 

De acordo com a coordenadora do Centro de Formação Continuada dos Profissionais de Educação da Secretaria de Educação, Florisbete de Jesus Silva, a finalidade da formação é que todas as crianças, ao final do 2º ano, estejam alfabetizadas. "Para isso, estamos desenvolvendo estratégias pedagógicas voltadas para a permanência, aprendizagem e progressão dos alunos", explica.

Com carga horária de oito horas, o primeiro encontro foi realizado no mês de agosto e nesse mês de setembro os educadores tiveram a oportunidade de apresentar suas experiências em sala de aula e ampliar o conhecimento sobre o Desempenho Metafonológico e sua importância para a compreensão das normas do sistema de escrita do português. Segundo a coordenadora, estão sendo realizadas ainda capacitações para os professores, gestores e auxiliares da Educação Infantil.

 

"A formação continuada é imprescindível para a avaliação da prática pedagógica, nos fazendo pensar sobre educação, as demandas e desafios que encontramos em sala de aula e em outros espaços das instituições escolares. Através dela podemos fazer reflexões sobre nossas ações, aprimorando nossas práticas", explica. A coordenadora salienta a importância do respeito e valorização do estudante. "Tudo isso é importante para a aprendizagem das crianças, pois o ato de replanejar nossas ações contribui para a inclusão de alunos e alunas na sociedade, como atores na construção de espaços diversos onde suas vozes sejam ouvidas e respeitadas".   

  








Comentários do público:

Publicidade
0