Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (24) na secretaria de educação de Guaratinga, estiveram presentes representando o município, o prefeito Kenoel Viana, secretário de educação Paulo Galdino, assessores jurídicos Rafael Rodrigues e Augusto Nicolas, e os representantes da APLB Gilson Pereira (Coordenador) e Nicanor Costa (Tesoureiro).
A reunião teve como objetivo discutir e encontrar soluções para o impasse existente entre os servidores da educação e o município, que vinha se arrastando há alguns dias, e que levaram a classe a promover uma série de manifestações nas ruas, em frente ao Fórum e na sede da prefeitura.
No encontro, foram tomadas as seguintes decisões, constantes em ata e formalizadas pelo prefeito Kenoel Viana junto à APLB, através ofício 007/2014 de 24/01/2014:
1) 13º dos professores - Efetuar integralmente o pagamento no dia 20 de março/2014;
2) Insalubridade das merendeiras – Conceder a gratificação no pagamento com início no mês de março/2014;
3) Pagamento de 20 horas do pessoal da mudança de regime integral - Cumprir integralmente o pagamento a partir do mês de janeiro/2014. Quanto aos pagamentos dos meses de novembro e dezembro, os mesmos já estão ajuizados;
4) Mudança nível dos que já têm parecer favorável da COPEA até 2013 - Reunir com a categoria em 10 de abril de 2014 para apresentar a análise do impacto financeiro e forma de pagamento do referido benefício;
5) 13º de 2012 dos 40% e restante dos 60% - Formalizar o pagamento através de homologação de acordo judicial entre o Jurídico da APLB e a Procuradoria do Município.
Ainda conforme o ofício do prefeito, a referida programação será encaminhada também ao Ministério Público e ao Juiz da Comarca de Guaratinga para o devido conhecimento.
A APLB, Núcleo Garça Branca de Guaratinga, realizará assembléia geral na próxima segunda-feira, para apresentação e deliberação acerca dos encaminhamentos adotados.