Publicidade
A Associação de Pescadores Indígenas Pataxó foi o local escolhido para a realização do curso de Beneficiamento e Reaproveitamento de Pescado que aconteceu de quinta a sábado (28 a 30/03), nos períodos manhã e tarde. O encerramento se deu ontem (31/03), onde os produtos foram degustados e vendidos na Feira Cultural que acontece no domingo, a partir das 17h00, na Praça da Tartaruga - Praia Arakakaí. Essa foi mais uma realização da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura - Superintendência de Pesca.
O objetivo do curso foi a agregação de valor e a preocupação com o meio ambiente. Foi ensinado como retirar, das vísceras e espinhas, óleo e matéria - prima para ração, além da fabricação de linguiça, bolinhos, almôndegas, espetinho, caldo concentrado feito da cabeça do peixe, hambúrguer, conservas etc.
"Essa ação foi totalmente pautada na sustentabilidade, agregando valor ao pescado e gerando possibilidade de emprego e incremento de renda", disse a Superintendente de Pesca conhecida como Lora.
"De tantos cursos que já fiz esse foi o melhor de todos. Aprendi a cuidar bem mais do meio ambiente. Percebi que, por meio do reaproveitamento, do que antes virava lixo, como as espinhas do peixe por exemplo, nós podemos transformá-las em ração para alimentação animal. O caldo concentrado da cabeça do peixe, quem sabe, junto com o município, poderemos implantá - lo nas escolas", contou animada Lucena Maria - Presidente da Unidade de Beneficiamento de Pescada - Coroa Vermelha.