Devido ao contingenciamento de verbas, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) informou que suspendeu viagens de alunos, aquisição de materiais de consumo e desligou aparelhos de ar-condicionado. As medidas valem para os campus de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Ao G1, a universidade informou que as medidas foram tomadas após o dia 5 de agosto.
No dia, a entidade recebeu apenas cerca de 6% do custeio discricionário, ou R$ 868.927, o que não atende às demandas contratuais da instituição. A UFSB também informou que suspendeu as compras de materiais de consumo, como carteiras, quadros, itens de limpeza que atendem laboratórios, capacitação de servidores, entre outros serviços. No caso do ar-condicionado, o desligamento foi feito para evitar possíveis cortes de energia por falta de pagamento.
Também estão suspensas construções de novas salas de aula e laboratórios. A UFSB funciona atualmente em unidades adaptadas, locadas e cedidas pelos governos federal, estadual e municipal.