Estudantes com contratos do Fies - o Financiamento estudantil, concedidos até dezembro de 2017, têm até o próximo sábado, dia 30, para fazer o aditamento obrigatório.
Os contratos do Fies devem ser renovados todo semestre, mesmo que não tenha nenhuma alteração, pelo sistema informatizado do Fies – o SisFIES.
A data é definida pelo Ministério da Educação.
O pedido de aditamento é feito primeiro pelas instituições de ensino superior e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades.
Se não houver alteração no contrato, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no próprio sistema.
Já nos casos de aditamento não simplificado – quando há alteração nas cláusulas do contrato - o aluno precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro - Banco do Brasil ou Caixa - para finalizar a renovação.
Podem ser feitas alterações como mudança de fiador e no prazo de utilização do financiamento, por exemplo.
Os estudantes inscritos do Novo Fies, que aderiram ao financiamento a partir de 2018, têm prazos diferentes, definidos pela Caixa Econômica Federal.
O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores de instituições privadas de ensino.