home > noticias >

Festival MÚSICA EM TRANCOSO tem apresentação de Bossa Nova nesta segunda-feira (17)

O Música em Trancoso caracteriza-se por seus objetivos em quatro segmentos distintos e complementares: cultural, socioeducativo, ambiental e econômico.

Por: Clic101
Publicado em 17/03/2014 09:09

Publicidade

Concebido por um grupo de empreendedores e com direção artística e administrativa do Mozarteum Brasileiro, o festival Música em Trancoso - que teve sua primeira edição em 2012 - ocorre todos os anos entre o Carnaval e a Páscoa. Durante oito dias, reúne intérpretes de reconhecimento internacional de música erudita e popular, do Brasil e de várias partes do mundo, além de orquestras jovens brasileiras. As apresentações são gratuitas e o acesso é livre a moradores e visitantes. É a integração de culturas e gerações amplificando a difusão da música e estimulando o aprimoramento musical dos estudantes brasileiros.

Foto: Baobá

O Música em Trancoso foi concebido a partir de um encontro de amigos e empreendedores idealistas que têm em comum o amor a Trancoso e à arte. São eles:

. Sabine Lovatelli, que mantém na cidade baiana sua segunda residência, é fundadora e presidente do Mozarteum Brasileiro, que há mais de 30 anos traz o melhor da música clássica para o Brasil e faz disso importante instrumento de desenvolvimento social.

. Reinold Geiger, empresário internacional (dono e presidente mundial da L’Occitane) que sempre busca novos desafios, cuja paixão por Trancoso e a amizade com os demais integrantes o tornaram um parceiro natural.

. Carlos Eduardo Bittencourt, residente há 30 anos em Trancoso, é um homem de múltiplos talentos e habilidades, razão pela qual é célula importante do tecido comunitário local.

. François Valentiny, arquiteto mundialmente reconhecido e amante da música, projetou e construiu casas de ópera e de concerto em vários países. Seu apreço pelas belezas naturais de Trancoso inspirou a criação do espaço de concerto do festival, o Teatro Mozarteum Brasileiro.

O evento, desde a sua origem, contempla variadas atividades interligadas que acontecem simultaneamente durante uma semana e tem como eixo um teatro assinado pelo arquiteto François Valentiny e provido de duas plateias, uma delas coberta, outra ao ar livre, com capacidade para 1.100 lugares cada.

Criado com a intenção de fazer das artes e da educação artística uma fonte permanente de desenvolvimento pessoal e social, o Música em Trancoso caracteriza-se por seus objetivos em quatro segmentos distintos e complementares: cultural, socioeducativo, ambiental e econômico.

Foto: Baobá

O grande símbolo dos propósitos de sustentabilidade do Música em Trancoso é o teatro construído para abrigar variadas atividades culturais e socioeducativas, transformando-se num verdadeiro Centro Cultural.

O novo teatro representa a nossa ideia de sustentabilidade e compõe o núcleo de um centro permanente socioeducativo e cultural para a região. Em local privilegiado e com completa infraestrutura, o teatro compreende um auditório coberto, sobreposto por um segundo, descoberto, ambos com capacidade para 1100 pessoas. Além disso, o espaço dispõe de um anexo com várias e confortáveis acomodações para público e músicos, com sete salas de ensaios e de reuniões e um confortável bar.

O teatro está então desenvolvido para receber performances de concertos, óperas, teatro e demais manifestações artísticas, bem como aulas de música e disseminação cultural.

Nesta segunda-feira (17) às 18:30, a programação contempla apresentação de Bossa Nova, com as participações de grandes nomes da música brasileira como o Maestro Cesar Camargo Mariano e Ivan Lins.

Informações: Baobá



Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0