Os dois cursos são bastante diferentes.
O curso de Turismo - que é oferecido tanto na condição de tecnólogo (com duração média de dois anos) como de bacharelado (com duração de três a quatro anos), além das aulas mais abrangentes, oferece matérias específicas, como planejamento turístico, e as práticas e organização de passeios e eventos.
O curso de Hotelaria também pode ser tecnológico ou bacharelado. Tanto um como outro visa a coordenação de todos os serviços relacionados aos hóspedes tais como a organização da infraestrutura, limpeza, arrumação, recepção, manutenção de ambientes e alimentos e bebidas. Em síntese, a profissão dirige-se ao viajante, administrando ações que viabilizem o seu bem-estar que, por motivo de trabalho ou turismo, necessita hospedar-se em hotéis.
É importante saber que um turismólogo pode atuar na área hoteleira, mas não gerenciando diretamente a hospedagem de viajantes. A ação desse profissional volta-se mais ao planejamento e execução das ações que o eventual turista realizará em função de seus objetivos, que requerem conhecimentos ligados ao meio ambiente, à geografia, à cultura regional na qual está inserido, bem como de marketing que visa identificar e vender “pacotes” de viagens.