home > noticias >

PRONATEC – Em Itabela, 3 cursos têm início em maio: administrador de Banco de Dados, Auxiliar Administrativo e Vigilante


Por: Clic101
Publicado em 29/04/2014 09:41

Publicidade

O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

De acordo com a Coordenadora Adjunta do Pronatec do IFBA – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Eunápolis, Profª Lívia Dodds, que é também professora de Psicologia e Educação Inclusiva, a instituição aderiu ao programa em 2012. Em Julho de 2013 deu-se início a diversos cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Comunicação e Informação, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Infraestrutura, capacitando 880 alunos.

Os cursos de qualificação profissional, voltados para a população de baixa renda, são articulados de acordo com a demanda local, envolvendo os governos estaduais, prefeituras e empresas, possibilitando a empregabilidade dos concluintes.

Devido ao sucesso do Pronatec do IFBA, Campus Eunápolis, em 2014, o programa foi estendido para outros municípios, dentre eles Itabela, que estará dando início em maio/2014 aos cursos de Administrador de Banco de Dados, Auxiliar Administrativo e Vigilante, com 40 alunos cada e carga horária de 160 horas.

Os cursos serão ministrados no Colégio Archimedes, localizado rua Porto Seguro em Itabela, no horário de 19 às 22 horas, de segunda a sexta-feira.

Segundo informou o assessor da Secretaria de Assistência Social de Itabela, Cláudio Rogério Soares, os cursos têm início previsto para o dia 05 de maio, todos os trabalhadores que estão em benefício do seguro desemprego são obrigados a participar, existindo nessa situação em Itabela 20 pessoas, e cada aluno receberá 10 reais por dia para custear despesas de alimentação e transporte.

Disse ainda Cláudio Rogério que, para Itabela, além dos três cursos já com programação a ser iniciada, foram liberados também pelo Pronatec IFBA: Agente de Projetos Sociais e Desenhista de Topografia, com carga horária de 160 horas, e Locutor Apresentador e Animador, com 200 horas, que deverão acontecer até o final desse primeiro semestre.

No segundo semestre, serão realizados mais três cursos ainda não definidos pela Secretaria de Ação Social, além do curso de Cafeicultura a ser realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais.

Ensino profissionalizante
De 2012 a 2014, a Bahia pactuou 102.950 vagas em 163 municípios. Atualmente, o Pronatec contempla 73.384 matrículas em 95 cidades baianas, oferecendo 230 cursos. Com isso, o estado alcançou a 3ª posição no Brasil no ranking de número de matrículas. Em 2012, 20 municípios executaram o programa na Bahia, certificando 17.932 alunos, 1.816 em Feira de Santana. Em 2013, 67 municípios executaram o programa, realizando 37.636 matrículas, 2.036 no município.

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda" (Paulo Freire)








Comentários do público:

Publicidade
0