Com a presença da secretária de Educação, Dilza Reis, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Luzia Fernandes, de vereadores e de lideranças e gestores ligados à Educação em Porto Seguro, foram empossados, dia 23/11, no auditório do Colégio Municipal, os membros do Fórum Municipal de Educação.
Ao todo, são 42 membros, representando os diversos segmentos do município. De acordo com a secretária Dilza, o fórum, que está sendo coordenado pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Luzia Fernandes, é um espaço para discutir, propor, implantar e avaliar todas as políticas públicas no sistema educacional, especialmente aquelas que estão previstas no Plano de Educação, que já está aprovado em lei.
“O Fórum é um canal de comunicação entre a população e o poder público, onde todos os segmentos da sociedade poderão acompanhar, conduzir e avaliar os rumos da educação no município. É uma instância de caráter permanente, responsável pela coordenação dos processos de construção, revisão e acompanhamento dos Planos de Educação”, resume. Entre as metas a serem atingidas está a realização da Conferência Municipal de Educação.
Tanto o Fórum quanto as conferências de Educação atuam no sentido de promover a articulação entre os municípios, Estados e União. De acordo com a secretária, nos dias 25 e 26/11 será realizada a pré-conferência e nos dias 8 e 9/12, a Conferência de Educação de Porto Seguro. “Nós criamos o nosso plano em tempo hábil e estamos empenhados em cumprir o plano nacional e implantar a nossa política municipal, de modo a atingir os melhores índices de aprendizado e qualidade na educação em Porto Seguro”, completa.