Na manhã desta quarta feira (28), aconteceu na Câmara Municipal de Itabela mais um evento realizado pelo Núcleo de Educação Inclusiva do município.
O evento teve como objetivo mostrar às autoridades a importância de apoiar o trabalho do núcleo.
Segundo a supervisora da Educação Inclusiva, psicopedagoga Edleuza Bravim, o núcleo de Itabela hoje atende a cerca de 250 crianças. Segundo ainda levantamento feito pelo núcleo, cerca de 1500 crianças precisam do acompanhamento especial. A expansão do atendimento com a qualidade que está sendo oferecida é uma das principais metas do núcleo.
Crianças fizeram apresentações musicais e deram depoimento da mudança de vida com a educação inclusiva. Psicopedagogas também apresentaram o avanço das crianças acompanhadas.
O núcleo de Itabela teve início em 2010. Hoje existem 4 salas já implantadas e em funcionamento. Segundo Edleuza, serão implantadas mais duas salas, sendo uma no distrito de Monte Pascoal e outra na zona rural, em local ainda a ser definido.
Além de ensino, especificamente, a educação inclusiva abrange acompanhamento médico de diversas especializações, como Psicólogos e Odontólogos, entre outras. Por isso, o núcleo aproveitou a oportunidade para pedir o apoio do Secretário de Saúde, Lúcio França, que esteve presente no evento.
Além de Lúcio, também estiveram presentes Emanoel Souza (Sec. de Educação), vereadores Célio Marinho, Alencar Arrabal, Renaldo Porto, Manoel Andrade, e Ricardo Flauzino, representante da APAE Genilda Pires, Valtim Lima (rep. da APLB), representante da Sec. de Ação Social, entre outros.
Para Edleuza, o objetivo do evento foi alcançado. Ela agradeceu a todos que participaram e contribuíram com os trabalhos do núcleo. Edleuza também diz esperar que mais pessoas se disponham a ajudar.