Publicidade
Na última quinta-feira (25), aconteceu no auditório do Hotel Oceania, em Eunápolis, a reunião pedagógica do SABE - Sistema de Avaliação da Educação da Bahia.
A reunião técnica, promovida pelo Núcleo Territorial de Educação, NTE 27, em colaboração com a equipe da Superintendência de Gestão da Informação - SGIF/SEC, visa destacar questões relevantes relacionadas ao desempenho dos alunos e resultados de compreensão leitora, com vistas à qualificação do processo de aprendizagem, bem como, a construção do plano de trabalho para desenvolver habilidades e conteúdos identificados como críticos.
Segundo Gutemberg Pellegrini, pedagogo e Secretário Municipal de Educação de Itabela, os dados também fazem parte do processo ensino/educativo; ele que esteve presente evento, juntamente com a diretora pedagógica da SEDUC a convite da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
“Essa análise de dados é extremamente importante, porque é através dela, que podemos alinhar os pontos que são positivos e, principalmente, os que são julgados como negativos, a partir daí, planejarmos novos caminhos que considerem a melhoria do processo de ensino e aprendizagem”, enfatiza Pellegrini.
Para a Diretora Pedagógica, Jacilene de Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação de Itabela, o processo formativo é a base para a construção, criação e desenvolvimento da educação.
“O objetivo do encontro é oferecer aos municípios um feedback pedagógico sobre os resultados da avaliação aplicada aos alunos da rede municipal por meio do Sistema Baiano de Avaliação Educacional/SABE. Foi um momento enriquecedor, pois deu aos educadores presentes conhecimentos básicos para lidar com as informações e, a partir daí, planejar ações para sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos na avaliação para restabelecer a aprendizagem”. Reflete Jacilene
Para o professor e mediador do processo formativo, Marco Botelho, a discussão e análise destes dados referidos pelo SABE é de primordial importância, pois assim podemos pensar em conjunto, novas metodologias e estratégias de ensino.
“Isto significa que neste contexto; buscamos fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da SEC e das escolas nos processos de aprendizagens dos estudantes”. Conclui Botelho.