Em sua quinta edição, realizada no sábado dia 09 de dezembro no Rotary Club, o Cine Itabela exibiu e premiou filmes, atores, atrizes e diretores de curtas metragens produzidos por estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Paulo Freire de Itabela.
À frente do evento está o professor Sidvaldo Oliveira (Sid Val), que ministra aulas de cinema no colégio, transformando uma paixão pessoal em oportunidade de desenvolvimento social e econômico aos estudantes, através do audiovisual. Com o apoio de sua equipe e contando com parcerias, como a do Rotary Club, que aderiu ao projeto este ano, Sid relatou à nossa reportagem o quanto tem se surpreendido ao encontrar em Itabela diversos talentos, especialmente na arte da atuação, e que estão a espera de uma oportunidade para serem vistos.
A cerimônia contou com diversas autoridades e convidados especiais da cidade. O radialista Maurilio Santos e a professora Rosana Marquesini foram os grandes homenageados da Noite. Vice presidente do Rotary Clube de Itabela, a empresária Denair Covre fez a honraria da casa dando boas vindas ao público presente, e ressaltando a importância do evento para o município. Em seguida, o Diretor da Unidade Escolar, Mauro Luiz, falou sobre a importância de se fazer cinema no município do crescimento intelectual dos alunos envolvidos e da importância do trabalho do professor Sid Oliveira.
Também estava presente o ator protagonista do filme "O Messias", Ednardo Almeida, que entregou o prêmio de melhor ator do festival.
O evento foi um grande sucesso, com direito a um tapete vermelho e uma plateia diversificada em termos de faixa etária. As pessoas puderam aproveitar a oportunidade para assistir aos curtas-metragens e desfrutar de uma experiência cinematográfica única. O Cine Itabela teve como apresentador o renomado cineasta Sid Val de Oliveira, que também é o idealizador e fundador do belo projeto "Cine Itabela".
Esta edição contou com a parceria do CEPF (Colégio Estadual Paulo Freire), representado pelo Diretor Professor Mauro Luiz, assim como outros colaboradores, como a produtora Fênix e o Rotary Clube de Itabela.
O evento recebeu personalidades como o próprio Sid Oliveira, a vereadora Simone Sossai, que em sua fala disse que "ficou encantada com tudo que estava vivendo ali, que Itabela precisa mais de eventos dessa importância, e que poderia contar com ela nos próximos Cine Itabela".
A Professora Suely Caribé aproveitou a ocasião para falar sobre o lançamento de seu livro "Elsa e a Águia que não sabia voar", e a diretoria do Rotary Clube nas pessoas dos senhores José Sossai, José Carlos Covre e o presidente Jinivaldo Miranda Andrade (Cabral), que manifestou a importância da parceria feita com a escola e se colocou à disposição no projeto.
As apresentações, homenagens e premiações do festival competitivo de curtas-metragens foram realizadas pelos alunos de todas as turmas do ensino médio.