Hoje (01) acontece mais uma edição do Aragwaksã, o principal festival do Povo Pataxó e um dos momentos mais importantes para a valorização da cultura e tradição das comunidades. O evento, que será aberto ao público neste dia 1º de agosto, ocorrerá na Aldeia Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro (BA), reunindo cerca de 800 indígenas Pataxós e de diversas etnias do Brasil. A Veracel, indústria de celulose localizada na região, mantém relacionamento com 34 aldeias indígenas e será novamente uma apoiadora do Festival, reforçando seu compromisso com as comunidades indígenas locais.
“O Aragwaksã representa para nós a resistência do nosso povo e o fortalecimento cultural das nossas tradições. É um momento de unificar nossas forças e nossa espiritualidade, celebrando a vida. O Aragwaksã, que significa Lugar Sagrado de Conquista, tem essa representatividade para nós”, destaca Syratã Pataxó, cacique da Reserva Pataxó da Jaqueira e presidente do Conselho de Caciques de Santa Cruz de Cabrália.
O evento inclui rituais, danças, músicas e outros aspectos culturais que reforçam os laços comunitários e a preservação das tradições ancestrais, reunindo anciãos, jovens e lideranças de diversas comunidades.
A Aldeia Reserva da Jaqueira possui 827 hectares de área protegida e abriga quase 40 famílias. A comunidade também desenvolve o Etnoturismo Sustentável com base na proteção do meio ambiente e da cultura indígena, gerenciado pelo Instituto Pataxó de Etnoturismo.
A Veracel, que completou 33 anos de operação no Sul da Bahia neste mês de julho, apoia o Aragwaksã desde que foi retomado pela comunidade. Neste ano, o apoio está sendo realizado via leis de incentivo. A empresa também apoia, há 15 anos, os Jogos Indígenas Pataxó e tem dedicado esforços para fortalecer a educação nas comunidades indígenas, com investimentos em infraestrutura e doações de materiais escolares. Somente em 2024, a Veracel doou kits escolares para 5,4 mil alunos e professores da rede pública das comunidades indígenas da região.
“Para a Veracel, é fundamental apoiar a tradicionalidade dos povos originários, especialmente em eventos como este festival. Temos um histórico de diálogo e respeito com as comunidades indígenas, e apoiar o evento reforça o nosso compromisso com a cultura indígena de nossa região”, destaca Luiz Tápia, Diretor de Sustentabilidade da Veracel.
Sobre a Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo 6º ano consecutivo e a terceira melhor da Bahia em 2024.