A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em parceria com o Festival Caju de Leitores, está oferecendo um curso de formação em Literatura Indígena no dia 31 de agosto, das 10h às 17h, no Centro de Cultura de Porto Seguro. Destinado a professores da Educação Básica e Fundamental, bem como estudantes do Ensino Superior, o curso faz parte da I Jornada de Literaturas Indígenas da UFSB e tem como objetivo valorizar as culturas indígenas na educação, proporcionando um espaço de encontro entre estudiosos e escritores indígenas.
A Jornada busca divulgar experiências bem-sucedidas de inclusão de conteúdos sobre culturas indígenas em cursos de graduação e práticas pedagógicas nas escolas, visando enriquecer o conhecimento e promover a visibilidade dessas literaturas.
Serão disponibilizadas 60 vagas gratuitas e os interessados podem se inscrever no SigEventos, Sistema da UFSB, pelo link: https://sig.ufsb.edu.br/evento/JLIU2024. Os participantes receberão certificação pela participação no evento.
IMPORTÂNCIA
Segundo Gabriela Rodella, coordenadora da Jornada, a importância do evento é fundamental para promover reflexões sobre a formação para o trabalho pedagógico, com base nas literaturas indígenas, tanto em escolas indígenas quanto não indígenas de educação básica.
“Isso é válido tanto para professores já atuantes quanto para estudantes em formação na Universidade. A expectativa é de um encontro produtivo, onde autores, professoras e estudantes possam trocar experiências sobre o ensino das literaturas indígenas nas escolas e universidades”, explica a coordenadora.
PARCERIA CAJU DE LEITORES
A parceria entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Festival Caju de Leitores tem se fortalecido ao longo das últimas edições. Em 2023, a UFSB apoiou o Festival ao certificar a Oficina de Literatura Indígena, voltada para os professores das Escolas Indígenas do Distrito de Caraíva.
Neste ano, em uma decisão conjunta, a formação será realizada em Porto Seguro, ampliando a participação de professores da rede municipal e estadual, bem como de estudantes da UFSB.
A poetisa e contadora de histórias indígenas, Lucia Tucuju, vai participar da formação em Literatura Indígena em 31 de agosto, antes de seguir para Caraíva, onde será uma das convidadas do Festival Caju de Leitores.
O Festival Caju de Leitores vai acontecer nos dias 3 e 4 de setembro na Aldeia Xandó, em Caraíva, Porto Seguro, Bahia. O tema deste ano é "Territórios – O Brasil é Terra Indígena" e terá atividades para crianças e adultos, como contação de histórias e mesas sobre a cultura indígena. O evento é promovido pela Savá, com o patrocínio com incentivo da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, é um evento gratuito. Para mais informações e programação completa, acesse o site www.cajuleitores.com.br ou siga o Instagram @cajuleitores (https://www.instagram.com/cajuleitores/).
SERVIÇO
O que? Curso de formação em Literatura Indígena
Quando? dia 31 de agosto
Horário? das 10h às 17h
Local? Centro de Cultura de Porto Seguro, na sala multiuso 3, na Rua 15 de Novembro, s/n - Pacatá
Inscrição? A partir de 16 de agosto no SigEventos, Sistema da UFSB
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
10h - Credenciamento
10h15 - Abertura
10h30 - Oficina com a Curadora, Pesquisadora e Professora da UFSB, originária do Povo Pataxó, Adriana Barbosa Pesca (‘Quem não pode com a formiga, não assanha o formigueiro’)
12h - Pausa para almoço
13h30 - Roda de Conversa com os Docentes Sérgio Barbosa de Cerqueda e Gabriela Rodella de Oliveira e Oficineiras Adriana Barbosa Pesca e Lúcia Morais Tucuju sobre ‘Autoria nas Literaturas Indígenas (Brasil) e Autóctones (Canadá)’; e sobre ‘Os Desafios da Formação/Atuação Docente à Luz da Lei 11.645/08’
15h - Coffee break (oferecido pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa da UFSB)
15h30 - Oficina com a atriz, professora, escritora, roteirista, membro do Mulherio das Letras Indígenas , conselheira do movimento plurinacional Wayrakuna do Brasil, contadora de histórias e especialista em literatura infantil e juvenil, originária do povo Galibi Marworno (Amapá), Lucia Tucuju (título: Dialogando com a literatura indígena)
17h - Encerramento das atividades
SOBRE O FESTIVAL CAJU DE LEITORES
O Festival Caju de Leitores é um evento anual que valoriza a literatura e a cultura indígena, realizado na Oca Tururim, localizada na Aldeia Xandó, Terra Indígena da Barra Velha, distrito de Caraíva, em Porto Seguro (BA). Durante dois dias, os participantes podem desfrutar de rodas de conversas, contação de histórias, danças, músicas, Awê Pataxó e atividades lúdicas. O evento é gratuito e aberto a todas as idades, e em 2024 terá como convidado especial Ailton Krenak, o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.
LOCAL
A Oca Tururim, localizada na Aldeia Xandó, Terra Indígena da Barra Velha, distrito de Caraíva, em Porto Seguro (BA), será novamente o cenário do Festival Caju de Leitores em sua terceira edição. O espaço foi construído em 2014 e é o ponto de encontro de lideranças indígenas, além de um local dedicado à cultura indígena, onde são realizadas vivências Pataxó. O nome é uma homenagem ao Cacique Tururim, um ancião que lutou pela conquista do Território Indígena Barra Velha, e o espaço é representado por Tucumã (Pajé Ouriço) e Wakai Pataxó (Bigode).