As inscrições para o Cine 73 foram encerradas na última sexta-feira, dia 11, com um total de 93 curtas-metragens recebidos de 21 estados brasileiros. A seleção dos filmes para as mostras de Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Identidade Negra será divulgada no próximo dia 18 de outubro no instagram @festivalcine73.
O evento, que é gratuito, está marcado para os dias 5, 6 e 7 de novembro, na Vila de Caraíva, na sede da Associação dos Nativos de Caraíva.
Além das mostras, o festival incluirá uma Masterclass com o diretor, roteirista e pesquisador João Vitor Santos, responsável pelo premiado curta-metragem "Expresso Parador", e rodas de conversa com jovens cineastas, como a indígena Natália Tupi.
O Cine73 foi criado em 2023 com o intuito de promover a diversidade cultural e as narrativas das comunidades regionais, oferecendo um espaço para cineastas exibirem seus trabalhos e compartilharem experiências com outros profissionais do setor.
O festival é uma iniciativa do Caraíva Cineclube, numa parceria da Saruê Cultural e o Festival Caju de Leitores, contando com o patrocínio do Itaú, incentivo da Lei Rouanet e Ministério da Cultura.