O Governo da Bahia lançou recentemente 29 editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB-BA), contemplando mais de mil projetos culturais em todo o estado, estimulando a produção cultural em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Para 2024, estão sendo investidos R$ 110 milhões em ações públicas, por meio de editais e chamamentos de fomento direto, além da aplicação de recursos na execução de ações voltadas para a construção, manutenção e ampliação de espaços culturais; construção de CEUs (Centros Educacionais Unificados) da Cultura, e aquisição de bens culturais.
Para tratar do assunto, em Porto Seguro será realizada, dia 1º de novembro, às 14 horas, no Centro de Cultura, a palestra com o tema “Mecanismos de Financiamentos da Cultura”, com ênfase na Lei Aldir Blanc. O objetivo é orientar os artistas e “fazedores de Cultura” locais sobre como se inscrever e obter os recursos necessários para desenvolver seu projeto.
A palestra será ministrada pelo produtor cultural e auxiliar em Projetos Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Lucas Nicácio Pataxó, que há quase 20 anos vem participando e realizando projetos culturais relevantes locais e nacionais em instituições públicas e privadas. Atualmente Lucas está coordenando também um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo Bahia.
Serão disponibilizadas 215 vagas para a palestra em Porto Seguro e as inscrições poderão ser feitas através do link: https://forms.gle/N7UR5DUtA7Y9Pp8cA