PORTO SEGURO
Novenário marca abertura oficial da Festa d'Ajuda
Por: Comunicação Porto Seguro | Pub.:
08/08/2026 04:18 | Atual.:08/08/2026 04:25
Publicidade

A Festa de Nossa Senhora d’Ajuda teve início nesta quinta-feira (6/8), em Arraial d’Ajuda, celebrando 475 anos de romarias ao primeiro Santuário Mariano do Brasil. A abertura contou com procissão saindo da Igreja Matriz de São Pedro em direção ao Santuário, seguida da reza do Terço dos Homens e da Santa Missa que abriu oficialmente o novenário, reunindo moradores, fiéis, romeiros e turistas em uma noite marcada pela fé e pela tradição.
Até 14 de agosto, a programação religiosa terá diariamente o Ofício de Nossa Senhora, às 6h30; Santa Missa, às 7h; Terço dos Homens, às 18h30; e missa com novena, às 19h. Cada noite apresentará um tema especial e contará com padres e bispos convidados. No domingo (9/8), haverá ainda missa às 10h, batizados às 11h e celebração com a Romaria de Eunápolis às 16h. No dia 14, também será realizada uma reunião com chefes de romarias, às 10h.
Uma das principais manifestações do turismo religioso brasileiro, a festa atrai romeiros de diversas localidades do país e do exterior, além de turistas que aproveitam a passagem por Porto Seguro para conhecer a Rota da Fé e o Circuito das Sete Igrejas Centenárias. O público também encontra uma feira tradicional com artefatos cristãos, artesanato, roupas e gastronomia, além das barracas que há gerações integram a cultura e movimentam a economia durante os festejos.
O encerramento será no dia 15 de agosto, Dia de Nossa Senhora d’Ajuda e ponto alto da programação. As atividades começarão às 6h30, com o Ofício de Nossa Senhora, seguido de missa às 7h e missa solene às 10h, presidida por Dom José Edson Santana Oliveira, bispo da Diocese de Eunápolis. Às 15h, haverá nova missa e, logo depois, a grande procissão pelas ruas de Arraial d’Ajuda, reunindo milhares de devotos.