Por medida de segurança, o Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães de Itabela se tornou pioneiro na região com o investimento em segurança e instalação de câmeras.
De início foram instaladas 10 câmeras, que monitoram todo o pátio e a entrada do prédio. As imagens são exibidas por três monitores: um na secretaria, outro na sala do diretor e um terceiro na sala dos professores. Além disso, um programa está sendo instalado para permitir que as câmeras sejam acessadas pelo diretor de onde ele estiver, bastando estar conectado com a internet. Um aplicativo de celular também faz parte do sistema de segurança, dando ao diretor acesso às câmeras pelo aparelho móvel.
Segundo o professor e diretor do Colégio Estadual ACM no período noturno, Osvaldenildo Alves dos Anjos, mesmo sendo recente, a instalação das câmeras já surtiu efeito. Houve a inibição dos alunos em estarem nos corredores, “eles pensam duas vezes antes de aprontar”, disse o diretor. E em caso de acontecimentos extraordinários, tudo fica gravado.
Segundo o diretor do período diurno, Mauro Luiz, a meta é ampliar o sistema e instalar câmeras também nas salas de aula, já que há amparo legal para que isso aconteça, reduzindo também eventualidades que possam ocorrer dentro da sala de aula, inibindo certos tipos de brincadeiras comuns entre os jovens que possam trazer algum tipo de prejuízo.