home > noticias >

Indígenas celebram cultura, atraem turistas e geram negócios em Porto Seguro

Evento envolveu diretamente mil atletas, lideranças, anciões indígenas, além de dois mil alunos das redes pública e privada

Por: Clic101/Fernanda Barros
Publicado em 20/11/2014 11:08

Publicidade

Além de promover a integração entre as aldeias com a sociedade local, a 8ª edição dos Jogos Indígenas do Povo Pataxó também atraiu milhares de turistas, gerando negócios para cidade. O evento aconteceu na Arena Boca da Barra, entre os dias 13 e 16 de novembro, e reuniu 12 modalidades de esportes, dentre elas: arco e flecha, canoagem, futebol, natação, arremesso de zarabatana, luta corporal, corrida rústica, corrida com marcará, corrida com tora, arremesso de tacapi, entre outras atividades. De acordo com a organização do evento, mais de mil índios de 30 aldeias participaram dos jogos, incluindo indígenas de outros estados como Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas.

Com a finalidade de gerar negócios, o espaço criativo apoiado pelo Sebrae foi montado no evento. No estande foi realizada uma exposição e venda de artesanato indígena e não-indígena da Costa do Descobrimento, beneficiando em torno de 17 comunidades. Para o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, a iniciativa potencializou o empreendedorismo e valorizou a identidade dos artistas locais e indígenas. “O espaço, além de divulgar e fomentar através da Produção Associada ao Turismo ações dos artesãos locais, expandiu o intercâmbio cultural e econômico entre artesãos, visitantes e turistas”, afirmou.

Os Jogos envolveram diretamente mil atletas, lideranças e anciões indígenas, além de dois mil alunos das redes pública e privada. Um grande número de turistas brasileiros e estrangeiros visitou a região, o que permitiu a integração, a socialização do pensamento e uma visão aproximada da tradição indígena, além de um mergulho na história.

Para o organizador dos jogos, Karkaju Pataxó, o foco no turismo será um desafio ainda maior para as próximas edições. “Os jogos acontecem a cada dois anos e com o sucesso deste ano, poderemos desenvolver ainda mais atrativos turísticos para a próxima edição, promovendo mais negócios e ampliando a visibilidade da nossa etnia”, concluiu.








Comentários do público:

Publicidade
0