Itabela, 02/09/2015 — Sem transporte, os estudantes universitários residentes em Itabela, matriculados em faculdades de Itamaraju, se viram como podem para chegar ao destino, até mesmo arriscando suas vidas ao pegar carona, principalmente ao retornar ao município.
Há vários dias o transporte deixou de ser fornecido pela empresa Portosegurense Serviços e Transportes LTDA. Inicialmente, a informação era de que o ônibus estaria quebrado, mas esse não seria o único fator da falta do transporte.
Boatos que circulavam foram confirmados nesta quarta-feira (02) pelo Gerente da Portosegurense, o senhor Uebster Alves. Segundo ele, a empresa está há 4 meses sem receber da Prefeitura Municipal de Itabela.
A reportagem do Clic101 entrou em contato com algumas pessoas da prefeitura municipal. A senhora Leomar - atual responsável pelo setor de finanças, informou que um pagamento havia sido efetuado na ultima terça-feira (01).
Por alguns dias, com o não oferecimento do transporte pela empresa, a prefeitura chegou a fornecer o transporte, mas, segundo o secretário de obras Adailton Costa, o ônibus escolar do município, que antes era disponibilizado, não está mais disponível pelas condições não utilizáveis dos pneus, “para não por a vida dos estudantes em risco”. Segundo Adailton, o setor jurídico da prefeitura analisaria alguma providência a ser tomada com relação à empresa.
Conforme ainda o gerente da Portosegurense, o valor creditado pela prefeitura na última terça-feira foi de R$15 mil. Segundo ele, a prefeitura deu a posição de que no próximo dia 10/09 sanaria pelo menos parte da dívida - alegando estar em dificuldades, com base em redução de repasses. Atualmente a Portosegurense permanece fornecendo parte do serviço contratado, atendendo apenas os universitários que estudam em Eunápolis. Segundo o gerente, a empresa quer prestar o serviço, mas o custo operacional é grande e sem o pagamento seria inviável a prestação integral.
Com base na média mensal (R$68.406,66) definida na licitação em que se deu a contratação da Portosegurense, em quatro meses a prefeitura teria uma dívida que beira os 273 mil.
O gerente afirmou que havendo o pagamento de ao menos parte da dívida no dia 10/09, da qual ele não soube informar oficialmente o valor, o transporte voltaria a funcionar normalmente na segunda ou terça-feira (15). Ou ainda, o quanto antes a dívida for sanada.
Relembre a matéria em que nossa reportagem acompanhou a licitação no dia24/02/2015.