Na noite da última quarta-feira (18), a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), em Itamaraju, deu início a Semana Jurídica, evento que permanece no calendário da instituição e já está em sua 11ª edição. Nele são oferecidos palestras, mini cursos e atrações culturais.
Há cerca de quatro anos a Facisa aderiu a um projeto de Júri Simulado, onde os próprios alunos retratam um caso de competência do tribunal do júri.
Este ano o Júri Simulado trouxe como caso uma história retirada de uma obra literária de Machado de Assis, “Dom Casmurro”. No romance, a cena se passa no século XIX, onde uma mulher (Capitolina, ou simplesmente Capitu) é acusada de adultério. Na simulação feita pelos estudantes do curso de direito, a Capitu foi a juri popular.
Para efeito de curiosidade, a Capitolina do Júri Simulado foi declarada culpada.
“A Facisa sente-se muito honrada em promover o evento para prestigiar os alunos, para mostrar aos alunos a importância de estar estudando, de estar se atualizando. Trazemos novos palestrantes para discussões atuais, temas jurídicos relevantes para a sociedade, então é nesta linha de raciocínio que nós trabalhamos aqui dentro da faculdade.”, disse o coordenador do curso de Direito, Fernando Teles Pasitto.
“O evento é aberto a toda população de Itamaraju, Itabela, Guaratinga, Prado, Alcobaça, toda nossa região, de onde nós temos alunos. Nós estamos estendendo o convite a todos que queiram [...] comparecer, conhecer a Facisa. Será um prazer recebê-los”, completou Fernando.
Nesta quinta-feira (19) o evento continuará com um palestrante e uma atração cultural, tendo sua abertura oficial. Na sexta-feira (20), mais dois palestrantes, encerrando o evento.