home > noticias >

ITABELA

Núcleo de Educação Inclusiva realiza confraternização e inaugura salas de atendimento


Por: Clic101 /
Publicado em 08/12/2015 06:59

Publicidade

Com a presença dos secretários de educação, Emanoel Oliveira, da saúde, Lúcio França, convidados, pais e jovens, a Supervisora do Núcleo de Referência em Educação Inclusiva (NUREI) de Itabela, psicopedagoga Edleusa Bravim, ao lado da sua equipe, promoveu na manhã desta terça-feira (8) um momento de integração e confraternização, oportunidade em que também inaugurou três salas multifuncionais de atendimento, localizadas no prédio da Secretaria Municipal de Educação.

O que é inclusão - Segundo Montoan, “inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”, é “sair das escolas do diferente e promover as escolas da diferença”.

Tomada pela emoção, diante do importante trabalho desenvolvido e dos resultados alcançados, Edleusa falou do significado de ter atendido 1.690 jovens em 2014, subindo para 2.000 neste ano de 2015, e com a previsão de que no próximo ano este número seja aumentado com a inauguração de salas do NUREI na Escola Lúcio Ferreira em Itabela, e na Escola Emília Monteiro, no distrito de Monte Pascoal.

Equipe e dificuldades – Segundo Edleusa, o amor à causa, dedicado pela sua equipe formada pela psicóloga Priscila, as psicopedagogas Vanusa, Pedrinha, Maísa, Conceição, Irene e Niza, e a neuroeducadora Magda, é um dos motivos principais para dar sequência ao projeto, que encontra muitas dificuldades, como a escassez de salas e profissionais especializados, a falta de oportunidade para capacitação dos professores, falta de condições materiais para apoio às famílias necessitadas, que muitas das vezes deixam de levar seus filhos para o atendimento porque lhes falta dinheiro para a condução e até alimento em casa para o sustento diário, além de não haver sequer transporte para locomoção da supervisão e da equipe a locais distantes onde o atendimento se faz necessário, ou a condução dos jovens da área rural para atendimento nas unidades existentes na zona urbana.

Emocionou a todos a fala da jovem Meuriane, que há seis anos recebe atendimento especializado, quando se dirigiu à sua mãe relatando episódios marcantes de dificuldades na convivência diária, e em determinado ponto disse que “nosso sonho é a gente que constrói”. Também fizeram bonitas apresentações a adolescente Fernanda, que cantoualgumas músicas, e o jovem Carlos Eduardo, acompanhado ao violão por sua mãe.

Muitos agradecimentos foram feitos ao secretário de saúde Lúcio França, que sempre se dispõe a contribuir com doações sempre que lhe é solicitado, mas sobretudo com a disponibilização de profissionais da saúde para atendimento ao grupo de jovens do NUREI. Para o secretário de educação, Emanoel Oliveira, “só pessoas especiais para lidar com pessoas especiais”, numa referência ao quadro de profissionais do núcleo. Já a professora Jô lembrou que “nem todos os municípios têm esse trabalho fabuloso, magnífico e belo”, numa alusão às ações psicopedagócias desenvolvidas. A neuroeducadora das unidades do campo, Magda Denardi, falou das dificuldades enfrentadas, especialmente a falta de transporte, essencial para o trabalho a ser desenvolvido, e a diretora Roseli, da escola Lúcio Ferreira, não cabia em si de felicidade com a sala já pronta para atendimento no próximo ano.

Como convidados, Vanete Ribeiro e o editor-chefe do Portal de Notícias CliC101, Idalício Viana, se fizeram presentes. Idalício falou da importância de reconhecer o trabalho da equipe e do atendimento prestado a tantos jovens que necessitam uma assistência especializada, além de ressaltar também a valorização das coisas boas que se passam na cidade e no município, que muitas das vezes passam despercebidas.




Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0