Na tarde da última quinta-feira (07), o Diretor Geral e Professor Doutorando da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Itamaraju (FACISA), Jackson Cordeiro convocou uma entrevista coletiva para esclarecer algumas informações que foram noticiadas pela imprensa baiana em relação à Instituição de Ensino Superior (IES) FACISA.
Estas informações foram veiculadas de acordo a mais recente avaliação do Ministério da Educação (MEC), onde mais de trezentas instituições foram enquadradas em condições insatisfatórias. Na Bahia vinte e seis faculdades foram inclusas nestas condições.
O Diretor Geral Jackson Cordeiro disse que sente uma imensa tristeza ao saber destas informações improcedentes que maculam o nome da (IES). "A FACISA hoje está entre as melhores faculdades do sul da Bahia. Nossos critérios são responsáveis, assim como nosso processo em busca da excelência, que tem sido um trabalho realizado arduamente. Foi uma grande infelicidade por parte da imprensa ter incluído o nome da FACISA entre estas vinte e seis instituições reprovadas pelo MEC" completou Jackson Cordeiro.
A FACISA possui indicativos recentes de extrema relevância que apontam o patamar de excelência, demonstrando a qualidade educacional crescente da mesma. No último ano o curso de Serviço Social teve o reconhecimento pelo MEC com nota quatro (de bom a excelente), quando a maior nota é cinco. O curso de Serviço Social da FACISA foi autorizado pelo MEC em 26 de novembro de 2009 e entrou para lista dos mais bens classificados entre os melhores do Brasil.
Ainda no mesmo ano a FACISA junto com os acadêmicos concluintes do curso de Direito alcançaram o índice de 87,5% de aprovação na 2ª fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
"Estas conquistas tão importantes e sublimes são poucas IES que conseguem alcançar. Tudo isso foi englobado em um trabalho criterioso mesmo após a crise instaurada aqui. Nós pagamos o ônus da irresponsabilidade daqueles que deixaram o prestígio educacional daqui despencar, e desde o ano de 2011 estamos neste processo de recuperação. Iremos tomar as providências jurídicas cabíveis para que todo este trabalho não seja prejudicado. O prejuízo que a FACISA pode ter é imensurável, pois nenhuma pessoa irá querer se graduar e estar apto ao mercado de trabalho em um local onde não tem qualidade. Aqui nós qualificamos nosso corpo discente e trabalhamos com Mestres e Doutores. Não fomos reprovados pelo MEC em nenhum momento com esta nova administração, o máximo perto disso foi um equívoco em relação ao curso de enfermagem que foi devidamente corrigido" afirmou Jackson Cordeiro.
Na ocasião ainda foi apresentado a versão impressa do Caderno do Diário Oficial da União (DOU), N° 245, do dia (23/12/2015), onde consta as IES punidas pelo MEC, no entanto a FACISA não se encontra no referido caderno. Em relação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), Jackson Cordeiro disse que teve aprovação no curso de Serviço Social e que está aguardando com bastante otimismo os resultados iminentes dos cursos de Administração e Direito, pois o corpo docente da instituição estava preparado para o exame.
A FACISA tem buscado a inserção de novos cursos, porém há uma visita agendada do MEC a instituição desde 2007 para ser cumprida e isto é o que está inviabilizando este processo. Jackson Cordeiro afirmou que são três cursos para serem ofertados pela faculdade. "Esta instituição possui vínculo empregatício direto com cerca de cem profissionais, qualquer inverdade que nos prejudique estará também afetando diretamente Itamaraju e sua economia. Volto afirmar que a FACISA está entre as melhores do sul da Bahia" completou Jackson Cordeiro.
Ao fim da coletiva Jackson Cordeiro destacou a oferta de vagas remanescentes aos interessados em se inscrever e prestar o vestibular da FACISA, para os cursos de Administração, Serviço Social, Enfermagem e Direito até o dia (31/01). "A atitude da instituição não é revanchista, queremos somente que o dano causado seja minimizado, e se alguém ainda tiver alguma dúvida consulte o Caderno do Diário Oficial da União (DOU), N° 245, do dia (23/12/2015) e veja quais instituições foram penalizadas" falou Jackson Cordeiro.
Maiores informações sobre o vestibular entre em contato através do telefone (73) 3294 – 3690 ou www.facisaba.com.br.