Alunos da Escola de Primeiro Grau Maria d`Ajuda Silva Vieira em Itabela, iniciaram na manhã desta quarta-feira (09/03) um projeto que envolve todas as turmas da escola e a comunidade no entorno da unidade escolar, numa área que abrange o lado oeste da cidade, desde a BR-101 até o bairro Palmares. O projeto é voltado às doenças epidemiológicas em ascensão na atualidade, Zika, Chikungunya e Dengue, além de seu agente transmissor o mosquito Aedes Aegypti.
No projeto, os alunos fazem levantamentos sobre problemas favoráveis ao “mosquito da dengue” e dão orientações aos moradores. Conforme o professor de Educação Física, Cleberson Santos (Kekeu), após coletados, os dados serão trabalhados em sala de aula com o professor de matemática e ao final do processamento, as informações serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde.
Em uma visita acompanhada por nossa reportagem, os alunos demonstraram satisfação em realizar o projeto.
Dois problemas encontrados na tarefa de visita às residências, como foi relatado pelo professor, são de não encontrar o morador em casa e a resistência de algumas pessoas em receber os alunos para execução do seu trabalho.