Em assembléia convocada para esta sexta-feira (8) às 8 da manhã no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães em Itabela, a APLB Sindicato tem como ítem de pauta o atraso no pagamento dos servidores da educação no município, já tendo vencido o prazo acordado de que o pagamento deve ser efetuado até o 5º dia útil.
Segundo o diretor da entidade, Ubiratan Herculano, conhecido como “Bira”, o senhor Ricardo, responsável pelo setor financeiro da prefeitura de Itabela, teria informado que o pagamento não foi efetuado por falta de recursos para cumprir com toda a folha da educação (60% e 40%), que somente poderia efetuar o pagamento dos professores, ficando pendente os servidores da área administrativa, o que não foi aceito pela diretoria da APLB. “Até o dia 31 de março entrou na prefeitura cerca de R$ 1.460 mil do Fundeb e a folha total da educação é em torno de R$ 1.250 mil, então como é que o dinheiro não dá para pagar?”, disse Bira.
Ainda de acordo com o diretor Bira, amanhã (8) haverá assembléia com paralização de advertência de 1 dia. Caso a situação não seja resolvida, na terça-feira (12) haverá uma segunda paralização de 1 dia, e na 5ª feira (14) nova paralização, desta vez por tempo indeterminado.
Segundo professores ouvidos pela reportagem do CliC101, os problemas começaram muito mais cedo do que se esperava, e a APLB precisa tomar atitudes severas contra os desmandos da administração municipal junto à Justiça.