ITABELA – Aconteceu na Câmara Legislativa na última sexta-feira (12/07) a primeira reunião entre comissão de servidores da educação, APLB Sindicato e o Sr. Joel Câmara, que veio ao município a convite da APLB para auxiliar na reformulação do Plano de Carreira. Segundo Valtim Lima, diretor da APLB, a nova reformulação do plano incluirá professores, merendeiras, zeladoras, vigilantes, motoristas e todos os demais servidores da educação.
“O atual plano de carreira, apesar de ser tão novo, uma lei de 2010, ele já nasceu envelhecido, trouxe conceitos inadequados, imperfeições e incorreções do ponto de vista da estrutura gramatical e da estrutura legal, ele fugiu muito dos conceitos do que é valorização dos profissionais da educação", disse Joel Câmara.
"O ponto fundamental da carreira é a responsabilização daqueles que produzem o saber, aqueles que trabalham com a produção do conhecimento. São os professores, os coordenadores pedagógicos, gestores escolares, pessoal de apoio técnico, administrativo e apoio administrativo. Na verdade, a carreira não vem organizar a vida salarial desses servidores, mas organizar a vida funcional, organizar a rede, instituindo algumas garantias em forma de progressão, de promoção, de elevação salarial. Logo, o objeto principal da carreira é o instrumento que vai possibilitar o servidor a melhorar suas condições de trabalho atendendo de melhor forma a sociedade em geral. O plano de carreira é um instrumento da sociedade para melhorar a eficiência da escola para com a sociedade, logo tem que conter forma de ingresso, modo de ingresso, jornada de trabalho, piso salarial, forma de progressão, obrigações e direitos de cada um e os deveres funcionais de cada elemento da carreira”, finalizou Joel, que possui uma vasta experiência em formulação de plano de carreira por toda Bahia.
Além dos segmentos interessados, também a convite da APLB se fizeram presentes alguns vereadores do município.
A próxima reunião com a presença do senhor Joel Câmara está marcada para o dia 09 de agosto, mais uma vez com comissões representantes de cada categoria de servidores da educação.