GUARATINGA: Nesta quinta-feira (19), servidores da educação vinculados à APLB - Sindicato, núcleo Garça Branca fizeram uma paralisação de advertência com o intuito de resolver questões pendentes, e como informou o coordenador do sindicato, Orlandy Pereira, questões que já tinham sido deliberadas com o prefeito municipal Kenoel Viana, e mesmo estando registradas em documentos não foram cumpridos os acordos.
Na assembleia de paralisação ocorrida na tarde de quinta, participou o procurador do município, Dr. Rafael, representando o prefeito, que estaria em viagem para assuntos do município. O procurador trouxe a proposta do prefeito de, mais uma vez, dialogar, marcando uma reunião para a próxima segunda-feira, onde deve participar uma comissão de servidores e representantes de outras entidades.
A direção da APLB já convocou uma assembleia para quarta-feira (25), às 17h, com o intuito de deliberar as propostas que devem ser tratadas na reunião com o prefeito municipal.
Os servidores aguardam regularização de questões como a mudança de nível, gratificações por estímulo, pendências do 13º de 2012 a 2014, pagamento até o último dia útil do mês, pagamento do 1/3 de férias dos servidores do serviço de apoio no mesmo mês das férias.
Com base nos valores recebidos pelo FUNDEB, Orlandy afirma que o município tem condições de fazer a regularização de pagamentos, a não ser que o prefeito prove o contrário, disponibilizando a folha de pagamentos ao sindicato. Conforme Orlandy, outras paralisações de alerta podem acontecer, assim como uma greve pode ser instalada caso não haja cumprimento dos acordos.
Durante a Assembleia foram faladas em diversas "possíveis" irregularidades, como funcionários recebendo sem trabalhar. Em relação a estas situações, o coordenador afirmou que será protocolado junto ao Ministério Público para que o órgão faça apuração das denúncias.
Na ocasião, estiveram presentes, além dos servidres e coordenação da APLB - Guaratinga, a diretora regional sul da APLB - Conceição, Dr. Nelson - Advogado do sindicato, Noildo - diretor de organização da APLB na região sul, Laurenço Santos - representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guaratinga e o Dr. Rafal - Procurador do município.