Na última sexta-feira (25/11) o Departamento de Cultura de Itabela realizou mais uma exposição de artesanatos produzidos nas oficinas oferecidas à comunidade pelo Departamento que tem como diretora a senhora Cinelândia Veloso.
O Departamento de Cultura oferece aulas de teclado, violão, bordado, corte e costura, crochê, pintura e manicure. Crianças a partir de 7 anos e adultos sem limite de idade podem se matricular para participar das oficinas (consultar no departamento a idade mínima para alguns cursos).
A reportagem do CliC101 prestigiou mais uma vez o evento do departamento e conversou com a aluna Emile Brito Oliveira, 12 anos de idade, moradora do bairro Bandeirantes. Ela mostrou o seu trabalho feito durante a oficina, e disse estar vendendo o que produziu para adquirir mais material para confeccionar outras peças quando estiver de férias da escola.
Ao lado de sua instrutora Deusa, a aluna Emile falou sobre a experiência de estar no Departamento, já que esse foi o primeiro ano dela, e pela empolgação ao falar dos cursos certamente continuará participando nos próximos anos. “É gratificante porque nós aprendemos e ocupamos nossa mente. Isso é uma prova que nós crianças podemos participar desses artesanatos”, disse Emile.
A professora Deusa disse que fica feliz por estar oferecendo algo que atrai as crianças e ao mesmo tempo é produtivo.
Mesmo contando com poucos recursos, a Diretora do Departamento de Cultura, Cinelândia, busca sempre manter atividades para a comunidade, afim de atrair jovens como a Emile e dando oportunidade de aprendizado em algo que possa vir a complementar a renda familiar, fazendo a arte ou mesmo aprendendo uma profissão.
Cinelândia disse à nossa reportagem que pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) têm procurado o Departamento, que vem dando prioridade a essas pessoas.
Veja os CliCs na galeria