Na assembleia da APLB Sindicado, núcleo Itabela, nesta manhã de segunda-feira (12/12), o principal assunto em pauta foi o 13° salário da categoria.
O advogado da APLB, Dr. Nelson, esteve presente e expôs a situação e ações jurídicas que poderiam ser tomadas caso a assembleia, soberana, decidisse.
A colocação do advogado foi de que o gestor já se encontra inadimplente, já que o 13º salário deve ser pago em duas parcelas, sendo que a primeira deveria ter sido depositada desde o dia 30 de novembro, o que não ocorreu.
Com a colocação de que alguns municípios pagam o total do décimo terceiro no último dia do prazo, 20 de dezembro, embora seja irregular esta forma de realizar o pagamento, a categoria teria que decidir entre confiar no prefeito e aguardar o pagamento até o dia 20, ou entrar com ação judicial para bloquear o dinheiro, como forma de segurança.
Nesse ponto a assembleia decidiu que a melhor escolha seria entrar com o mandado de segurança.
Além das ações jurídicas, a categoria também optou por algumas formas de pressão. Ficou decidido que os servidores aplicarão as provas e irão reter as notas até que o pagamento do 13º seja concretizado.
O que diz o prefeito
Por telefone, a reportagem do CliC 101 falou com o prefeito Júnior Dapé às 12h04 de hoje (12), tendo ele informado que o pagamento de 50% do 13º salário será efetuado no decorrer desta semana, e a outra metada no próximo dia 20.
Referente aos salários de dezembro, informou o prefeito Dapé que se não houver tempo hábil para processamento e pagamento até o último dia do mês, o dinheiro ficará na conta bancária da prefeitura para o próximo gestor efetuar o pagamento.