Oito municípios do litoral baiano serão palco do projeto Verão Costa a Costa, entre os meses de janeiro e abril. A ação, promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), tem como proposta incentivar a prática esportiva e fomentar a cultura e a economia solidária. O projeto tem início no próximo dia 18 de janeiro, em Alcobaça, onde fica até o dia 19 e segue para Porto Seguro (1º e 2 de fevereiro); Ilhéus (15 e 16 de fevereiro); Itacaré (7 e 8 de março); Maraú (21 e 22 de março); Valença (4 e 5 de abril); Lauro de Freitas (18 e 19 de abril) e Salvador (25 e 26 de abril).
Atividades como a canoagem, futebol de areia, futevôlei, vôlei de praia e surf, além de esportes radicais e de aventura, como escalada, tirolesa, full pipe, giromaster e arvorismo, estão na programação. A expectativa é que cerca de 50 mil pessoas participem do projeto, que conta com o investimento de R$ 1,6 milhão, feito pelo Governo do Estado; apoio da Bahiatursa; e patrocínio da Coelba, por meio do Programa FazAtleta. A participação no evento é gratuita.
Durante o seu lançamento, realizado no mês de dezembro, o titular da SETRE, Davidson Magalhães falou sobre a importância da ação. “O Verão Costa a Costa é uma iniciativa inédita, criada para estimular a prática esportiva entre baianos e turistas e levar entretenimento para as comunidades. Além das atividades esportivas, cada etapa do evento contará com a realização de shows. O projeto será também uma vitrine para artesãos e empreendedores solidários que participarão de feiras a cada edição”.
O diretor-geral da SUDESB, Vicente Neto, reforçou que o Verão Costa a Costa é parte de um conjunto de ações na área de esporte lançado recentemente pelo Governo da Bahia. “É um pacote de entregas para que o esporte baiano tenha, em 2020, ainda mais êxito do que nos anos anteriores”.
O Verão Costa a Costa conta com a parceria da Federação Baiana de Esportes Radicais e de Aventura (FEBERA), da União das Federações do Esporte Amador da Bahia (UNISPORT), da Federação das Associações de Futevôlei (Futevôlei Bahia), da Federação Baiana de Beach Soccer, da Federação Baiana de Surf (FBSurf) e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE). Cada uma destas instituições promoverá torneios e competições, com calendários e locais ainda a serem divulgados.