No sábado e domingo (31/10) a Fazenda e Haras Graciosa em Itabela realizou um evento esportivo, bolão de vaquejada, movimentando o final de semana dos amantes de vaquejada, não só de Itabela, mas também de Porto Seguro, Eunápolis, Caraíva, Trancoso e Guaratinga, de onde vieram participantes.
Pelo menos 50 duplas de vaqueiros participaram durante todo o evento, que teve início no sábado com a categoria mirim, sendo vencedora a dupla Lucas Santos e Vaqueirinho, tendo um empate no segundo lugar, que ficou para as duplas Luis Fernando e Marcos Almeida, Samuel Chame Chame e Zig. A categoria mirim foi colocada pelos organizadores como forma de incentivo aos meninos que já expressam amor pelo esporte.
Já no domingo a categoria foi aberta, o prêmio de R$4.000 foi dividido para 4 duplas que empataram: Abraão e Almeida (que tinham 2 senhas, e se classificaram, contando como duas duplas), Marcos Almeida e Vinícius Viana, e Zig e Vaqueirinho.
Nessas proporções, foi o primeiro evento realizado pela Fazenda e Haras Graciosa, tendo à frente da organização Vinícius Viana, Zé da Garota e Eduardo Feitosa.
O evento contou inclusive com o “VAR da Vaquejada”, sistema de gravação em HD, para conferência imediata em casos de dúvida se valeu ou não valeu o boi. Para mais informações, ou levar o sistema para o seu evento, entre em contato com Sidvaldo Oliveira (73) 9 8132-8713.
Ao final da premiação as palavras foram de agradecimentos aos patrocinadores, participantes e parceiros do evento.
Bolão de vaquejada é um esporte tradicional do nordeste brasileiro, onde uma dupla de cavaleiros, o puxador e o vaqueiro de esteira, precisam, em cima de cavalos, correr e derrubar o boi em uma faixa específica da arena, que é toda coberta de areia. Os animais usam um protetor de cauda para evitar ferimentos.