A Arena Fonte Nova parece receber os bons fluidos dos Orixás existentes ali bem em frente e olhando para o estádio, nas águas do belo Dique do Tororó.
Essa inspiração deve ter sido transferida aos craques artilheiros, que fizeram da Fonte Nova um palco para suas brilhantes exibições.
No jogo do dia 13, coincidentemente numa sexta-feira 13, entre Holanda 5 X 1 Espanha, Robin van Persie e Arjen Robben, da Holanda, com dois gols cada, iniciaram o calvário da seleção espanhola, que acaba eliminada prematuramente e volta para casa levando a frustração da sua torcida, mostrando que os seus grandes nomes, com o futebol de toques, tão decantado, precisa urgentemente de renovação.
De quebra, no mesmo jogo, o artilheiro espanhol, o brasileiro/espanhol Diego Costa, não deve ter pedido a proteção dos Orixás e recebeu da torcida uma recepção nada calorosa.
E na partida Alemanha 4 X 0 Portugal, fato semelhante também ocorreu. Desta vez, quem pediu a proteção dos Orixás foi o craque alemão Thomas Müller, que marcou três gols diante do esperançoso time português.
Já o melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, com toda empáfia, também se esqueceu de pedir a proteção e os fluidos foram negativos.
No jogo desta sexta (20), o craque Karim Benzema, com dois gols na competição, certamente deve dar uma passada pelo Dique do Tororó, fazer reverência e pedir a proteção dos Orixás baianos, para se dar bem contra a Suiça.
Nosso craque Neymar, como bom brasileiro e firme na disputa pela artilharia da Copa 2014, também com dois gols, embora não volte à Arena Fonte Nova nesta fase de classificação, que fique esperto e dirija seus pensamentos e pedidos de proteção a Iansã, Nanã, Ogum, Oxalá, Xangô, Iemanjá, Oxum e Oxossi, com suas belas esculturas assinadas pelo artista plástico Tati Moreno, embelezando as águas do Dique do Tororó, uma área de esporte e lazer bem arborizada, com anfiteatro, centros comunitários, pedalinhos e restaurantes.