home > noticias >

ESPORTE E EDUCAÇÃO

Seleção romena substitui números do uniforme por problemas matemáticos

Iniciativa tem como objetivo conscientizar sobre a importância da educação no país, que tem cerca de 18% dos jovens fora da escola

Por: CliC101
Publicado em 29/03/2016 04:08

Publicidade

Durante a preparação para alguns jogos amistosos, a seleção romena de futebol não tinha o tradicional jogador camisa 10, substituído pelo problema matemático “6+4”. O camisa 6 virou “2x2+2”, o jogador que antes ostentava o número 22, ficou com o “11x2” e o número 14 transformou-se em “2x7”.

Números do uniforme foram substituídos por problemas matemáticos (Foto: Divulgação)

A ideia de substituir os números por problemas matemáticos é uma parceria entre a Federação Romena de Futebol e o governo da Romênia. O objetivo é incentivar a educação infantil. Além disso, um vídeo explicativo da campanha será exibido nos estádios, durante o aquecimento dos jogadores, e nas transmissões televisas, antes dos jogos.

Dados divulgados em 2014 mostraram que 18% das crianças romenas abandonaram os estudos. Este é o pior índice entre as 28 nações da União Europeia. Em 2012, a Unesco reportou que um quinto das crianças romenas entre 3 e 6 anos não estavam frequentando o jardim de infância.

Número 23 virou

“Precisamos olhar para os esportes e para a educação não apenas como complementares, mas como elementos fundamentais na integração e aperfeiçoamento das crianças. Queremos uma geração saudável e inteligente. Por meio de uma aproximação atrativa, esperamos que as crianças possam se interessar por matemática”, disse o presidente da Federação Romena de Futebol, Razvan Burleanu.

A iniciativa da seleção romena não é uma novidade. Nos anos 1990, o time inglês de rugby union Leicester Tigers substituiu os números dos uniformes por letras, para incentivar a alfabetização infantil. No ‘ABC club’, como a equipe ficou conhecida, o capitão era o camisa N, por exemplo.








Comentários do público:

Publicidade
0