Depois da paralisação de ontem, a BR-101 voltou a ser bloqueada nesta terça-feira (20) pelos indígenas na altura do Km 794, trevo do Parque Nacional de Monte Pascoal, entre o povoado de Montinho e Itamaraju.
Os indígenas pedem a exoneração da coordenadora distrital da saúde indígena do Ministério da Saúde, Mônica Marabá, reclamam da falta de medicamentos e atraso nos pagamentos de servidores da saúde e da educação, e protestam contra aprovação da PEC 215 que proíbe a ampliação de terras demarcadas.
Nas redes sociais, pessoas impedidas de se locomovem a trabalho, dizem que num desvio alternativo que pode ser usado para fugir do bloqueio, existem riscos e estaria sendo cobrado “pedágio”.
Outro internauta diz que no desvio “dá pra passar legal vindo de Itabela, é só pegar a direita vai sair cá nos sem terra a estrada tá boa”.
Um internauta chegou a postar: “Bom pra mostrar que tudo parece continuar como antes, ou seja, continuam a privilegiar o crime e a contravenção em detrimento do direito e da manutenção da ordem”.
E outro questiona: “E o direito de ir e vir?”
Por volta das 15h40, segundo a Polícia Rodoviária Federal, a BR-101 ainda não estava liberada. Ontem foi aberta no final da tarde, o que poderia acontecer hoje também, embora não haja confirmação.