Buscando coibir o comércio de carne bovina imprópria para o consumo humano, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) tem intensificado as ações de fiscalização na região.
Em apenas um mês, foram apreendidas na região mais de duas toneladas de carne clandestina.
Itabela - Em operação realizada na quinta-feira (20), mais de 500 quilos de carne foram apreendidos próximo ao Mercado Municipal de Itabela.
Belmonte- Há uma semana, já haviam sido apreendidos mais de 180 quilos do mesmo tipo de carne durante a Operação Salgadeiro, realizada em conjunto com o Ministério Público Estadual em quatro locais de abate clandestino no município de Belmonte.
Os responsáveis pelo abate clandestino conseguiram fugir, sendo apreendido um reboque carregado com carne, sendo apreendidos também 150 quilos de sal, 154 peças de couro, balanças, facas, machados e cordas.
SAÚDE PÚBLICA
Arraial d´Ajuda - No mês de junho, uma tonelada e meia de carne também foram apreendidas em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro.
Denúncia
Segundo o gerente da Adab em Eunápolis - Claudio Wermelinger, são frequentes as apreensões de carne bovina e de produtos derivados de leite e que o apoio da comunidade é importante.
“A população precisa denunciar esse tipo de irregularidade. A Adab atende prontamente as ligações, buscando impedir essa atividade em toda a região”, diz.
Denúncias sobre a comercialização ou o abate clandestino de carne podem ser feitas pelo telefone (73) 3281-6734.
Cláudio reforça que os consumidores também podem ajudar no combate à clandestinidade ao exigir a nota fiscal do produto no momento da compra, verificando os selos de inspeção e não adquirindo carnes que não estejam em locais refrigerados.
Riscos à saúde
A agência alerta que carne bovina sem inspeção sanitária pode causar tuberculose, cisticercose, salmonelose, surtos de diarréia e intoxicação alimentar.
Punições
De acordo com a Adab, toda a carne imprópria apreendida é destruída. Os donos do produto e o proprietário dos locais onde é feito o abate clandestino podem responder a processo judicial e serem autuados por crime ambiental.