home > noticias >

DECIDIDO

Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia fecha Inspetoria de Itamaraju e mais 3 municípios


Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 12/11/2017 09:28

Publicidade

A 15ª Inspetoria Regional do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), com sede em Itamaraju, teve seu fechamento oficializado para 31 de dezembro de 2017, conforme Resolução nº 1359/2017 publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) neste sábado (11).

 

Com o fechamento, as prestações de contas dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapoã, Itanhém, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda serão concentradas na 26ª IRCE em Eunápolis.

Além da distância maior e dos transtornos para os vereadores que acompanham in loco a prestação de contas dos prefeitos, o comércio da cidade deverá sofrer significativo impacto, sobretudo o ramo de restaurantes, face ao volume de pessoas que se dirigem à Inspetoria para encaminhamento de documentos e visitação.

 

A Inspetoria de Itamaraju foi instalada em 1983 e a de Eunápolis começou a funcionar em 1995, e segundo o jornalista Ronildo Brito do Teixeira News, “Eunápolis tem apenas um servidor, enquanto Itamaraju possui três. A arrecadação dos jurisdicionados da 15ª IRCE/Itamaraju é bem superior aos municípios da 26ª IRCE/Eunápolis. Dizem nos bastidores que Itamaraju fica distante do Aeroporto, e que na verdade, os critérios foram subjetivos. Há anos os conselheiros do TCM, em Salvador, não visitam as Inspetorias do interior, e com a operacionalização do Aeroporto de Teixeira de Freitas, essa “desculpa”, não parece convincente. Itamaraju, município sem representatividade!”, diz Ronildo.

 

Além de Itamaraju, serão também desativadas as Inspetorias dos muniípios de Valença, Senhor do Bonfim e Ibotirama.

 








Comentários do público:

Publicidade
0