Na manhã de quarta-feira (13/12), a Comissão do Meio Ambiente da OAB – Subseção Eunápolis protocolizou Ofício nº 464/2017 junto ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no sentido de intervir imediatamente para conter e reparar o local (KM 749 e KM 751) da cratera devido ao elevado risco de deslizamento de terra na rodovia BR-101 entre os municípios de Eunápolis e Itabela.
A situação foi potencializada após fortes chuvas na região do extremo sul da Bahia, o que certamente ensejou o deslizamento de terra no referido local.
Já está consolidada a situação de risco iminente, tendo em vista o grande volume de veículos, cargas e, principalmente, pessoas que por ali transitam, necessitando urgentemente intervenção no local pelo DNIT.
Foi solicitado, ainda, um levantamento de outras áreas de risco na BR 101, onde fortes chuvas promoveram novos pontos de deslizamento que, caso não sejam adotadas medidas de contenção imediatas, serão rapidamente agravadas, expondo um número maior de pessoas a risco.