No dia 5/12 foi publicado o extrato de contrato da prefeitura Municipal de Itabela com a empresa Sign Sul Comércio Industria e Serviços de Sinalização LTDA ME para prestação de serviços de decoração com iluminação natalina, tal como locação de peças decorativas para o Natal.
O valor global do contrato foi de R$45.500,00 (quarenta e cinco mil e quinhentos reais).
A expectativa da comunidade foi gerada, mas ao longo dos dias se aproximando do Natal o sentimento de decepção tem sido evidente, já que o que se vê pelas ruas não tem chamado a atenção de forma positiva
Vários dos enfeites estão defeituosos e distribuídos como um monte de gatos pingados aqui e acolá por algumas ruas do centro.
Até então não se vê nenhuma peça decorativa na Praça da Matriz. Já na Praça do Fórum, onde a iluminação está capenga com lâmpadas queimadas, a decoração natalina pode receber o adjetivo “apagada”.
Quando comparado com a decoração de outras cidades, a exemplo de Itabuna, onde conforme reportagem da Rede Bahia foram gastos 40 mil reais, sendo válido considerar que Itabuna tem mais de 6 vezes o contingente populacional de Itabela, o que influi em arrecadação, movimento no comércio local dentre outros, cabe à população de Itabela questionar onde estão aplicados os 45 mil e 500 reais da decoração natalina.