Desde a última segunda-feira (8) clientes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além de usuários da Oi Velox, tiveram a internet e comunicação via telefone fixo interrompidas por conta de um problema local em Itabela.
A empresa prestadora de serviços para a companhia de energia elétrica está fazendo a construção de uma nova rede, e com isso a substituição de alguns postes e instalação de outros. Um desses postes novos teria sido pivô do problema, pois ao perfurar o solo um cabo subterrâneo da empresa Oi foi rompido e então teria causado o transtorno.
Algumas pessoas do corpo funcional do banco acreditam que o fato teria ocorrido no domingo, e quando o Banco do Brasil, bem como a Caixa Econômica Federal, tentaram iniciar os trabalhos na segunda-feira, veio a surpresa, com o sistema completamente indisponível, sem internet e sem telefone.
Conforme informações obtidas na agência, o banco Sicoob teve o sistema instável e foi perdida a comunicação via telefone e internet para acessar e-mails, dentre outras coisas. Os serviços continuaram funcionando graças a um link via satélite que é usado pela Agência.
O problema não teria afetado o Banco Bradesco.
Durante a tarde de ontem (10/01) técnicos trabalhavam para fazer o reparo, emendando os cabos. Alguns caixas eletrônicos nos bancos afetados voltaram a funcionar, mas ainda de forma instável. Conforme os técnicos, até o meio dia de hoje (11/01) o problema teria sua resolução definitiva, e os serviços seriam completamente reestabelecidos.