Doadores de sangue participam de ação antes do carnaval
As dependências do Laboratório de Referência (LACEN), em Porto Seguro, recebeu grande número de doadores de sangue durante a manhã de quarta feira, 7/02. A campanha, que ocorre toda a primeira quarta feira do mês, é parte integrante das ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde e o Hemocentro. Com objetivo de conscientizar a população quanto à importância de ampliar o estoque de bolsas de sangue em hospitais do município e do extremo sul, principalmente em períodos de festas, como o carnaval, a atividade busca ampliar o índice de voluntários que tornem-se doadores ativos. No total, 97 bolsas de sangue foram coletadas durante o evento.
Acompanhado da secretária de Saúde, Edna Alves, o prefeito em exercício, Beto Nascimento, doador participativo há 4 anos, descreveu a importância do gesto solidário em prol da vida. “A vontade de doar sangue surgiu com base no entendimento da necessidade de ajudar a quem precisa, gesto capaz de salvar várias vidas. Convido as pessoas a também participarem desse movimento, que supera qualquer medo ou ansiedade durante a coleta, pois o principal é contribuir”, pontuou o prefeito.
Para a doação de sangue, alguns pré-requisitos são necessários: comparecer com documento oficial com foto; se tiver 16 e 18 anos incompletos precisa estar acompanhado por responsável; ter até 69 anos; ter peso superior a 50 kg; estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
A Secretária de Saúde, Edna Alves, ressalta que a colaboração e empenho de todos são fundamentais. "Esta é uma das ações humanitárias de maior relevância, afinal doar sangue é literalmente salvar. Quanto maior for a doação voluntária, mais pessoas que necessitam de sangue serão beneficiadas”, diz.
Avanços de Saúde em Porto Seguro
O prefeito em exercício de Porto Seguro, Beto Nascimento, na companhia da secretária de Saúde, Edna Alves, juntamente com a comitiva da Câmara de Vereadores, estiveram na manhã dessa quarta feira, 07/02, no Hospital Luiz Eduardo Magalhães para apresentar aos representantes do poder legislativo as principais conquistas obtidas pela gestão municipal, em parceria com o Governo do Estado e com o Instituto se Gestão e Humanização - IGH, que incluem as obras de ampliação da UTI, a serem iniciadas depois do carnaval, dobrando a capacidade de atendimento de 5 para 10 leitos, e a chegada da primeira remessa de importantes equipamentos para a unidade hospitalar, entre eles: cadeiras de roda, suporte para soro e cadeiras de banho. Com os avanços, a capacidade instalada de atendimento aos pacientes será abrangida.
Durante encontro, recepcionado pela diretora do HDLEM, Ana Kércia, foi ressaltada a atuação da Prefeitura Municipal e Governo da Bahia em buscar melhorias na qualidade da assistência dos serviços oferecidos aos usuários do SUS. "O mais importante é continuar, junto ao governo do estado, ampliando os investimentos na área da saúde para a população, que merece atenção de todos nós. Pretendemos seguir nesta perspectiva de pleitear mais qualidade e melhorias a Porto Seguro", enfatiza o prefeito.
As conquistas são resultados após reunião realizada entre o prefeito em exercício, Beto Nascimento, com o secretário estadual, Fábio Villas Boas, contando com a presença da secretária de Saúde, Edna Alves, no dia 31/1, em Salvador. Na ocasião, os gestores municipais obtiveram aprovação para novo aparelho de ultrassom, raio-x, 50 novas camas para renovação dos leitos hospitalares e climatização da enfermaria.
Visita aos setores de abastecimento e distribuição
A agenda do prefeito Beto Nascimento incluiu ainda, pela manhã, visita as instalações da Central de Abastecimento Farmacêutico, onde são armazenados medicamentos e insumos distribuídos para todos os estabelecimentos de saúde da administração pública, como também o almoxarifado conferindo de perto a distribuição de equipamentos para rede municipal, entre eles, detectores fetais, monitores, geladeiras, dentre outros.
Porto Seguro se destaca na 1ª fase do Prêmio Nacional Progredir
Visando a valorização e reconhecimento a projetos de políticas públicas de municípios, voltados para a inclusão de pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social ao mundo do trabalho, o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) desenvolve nacionalmente o Prêmio Progredir.
A iniciativa premiará ações municipais de inclusão produtiva, notadamente aquelas voltadas para a inserção no mercado de trabalho, em especialmente de pessoas público-alvo das políticas de transferência de renda, da assistência social, de segurança alimentar e nutricional e de desenvolvimento humano.
Projetos aprovados
Porto Seguro, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, inscreveu importantes projetos voltados a sanar estas lacunas sociais no município.
Dois foram aprovados: O primeiro é o Juventude Protagonista que “visa articular ações junto aos jovens, seus familiares e instituições, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, no intuito de construir espaços de convivência e proteção de direitos”, muito motivado, explica o coordenador, assistente social, Victor Higino, sobre a missão desta iniciativa. O outro, trata-se do aplicativo de prestação de serviços “Tá na Mão”, que se destaca pela funcionalidade na busca por profissionais que prestem serviços e mão de obra qualificada, com a opção de aplicativo em aparelho celular, “agilizando o contato entre a demanda e a oferta de serviços”, frisa a coordenadora, psicóloga, Audelima Paim.