Muitos são os significados dos 40 dias em que a Igreja celebra, que chamamos de período Quaresmal: 40 dias de deserto de Jesus, 40 dias em que Noé constrói a Arca da Aliança de Deus com o seu povo, 40 dias de travessia do povo que vivia em cativeiro.
Assim podemos dividir esse período tão bonito e forte que a Igreja celebra em dois momentos: nas quarto primeiras semanas ouviremos nas leituras as palavras jejum, penitência, amor e conversão; na segunda parte voltaremos totalmente à Morte e Ressurreição.
Voltamos os nossos olhos para contemplar não a cruz por sua madeira, mas sim o amor que nela traz, Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Paróquia São Joao Batista, na sua segunda experiência, celebra as 40 Missas às 06:00hs da manhã, com o objetivo de voltar totalmente para nosso Deus, e nessas Missas há uma penitência enquanto paróquia e penitências do dia a dia.
E neste ano, como penitência paroquial, ou seja, penitência maior, o Padre e Frei Sidônio França propõe que seja feita doação de sangue.
“Por que não repetir o gesto Daquele que derramou seu sangue numa cruz para todos nós, já que somos imitadores de Cristo? Mesmo você não sendo da nossa Paróquia ou da nossa religião, faça o mesmo que nós, pois tem muitos precisando de um pouco de seu sangue para continuar sonhando em viver”, diz o Pároco.