Academias ao ar livre são entregues à comunidade de Porto Seguro
A fim de motivar a prática regular de exercícios físicos, promover qualidade de vida e bem-estar, a Prefeitura de Porto Seguro entregou à comunidade, na tarde desta segunda-feira, 26, duas academias ao ar livre em importantes espaços públicos do município.
O prefeito de Porto Seguro, Beto Nascimento, acompanhado dos secretários de Esporte e Lazer, Enildo Gama; de Saúde, Edna Alves; de Obras, José Carlos; o vereador Rodrigo Borges que fez a indicação, além de outros vereadores; autoridades e cidadãos inaugurou o primeiro equipamento num dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, a charmosa Praça das Pitangueiras. Lá, jovens, adultos e idosos poderão praticar esportes num ambiente fresco, avistando a Praia do Cruzeiro, onde um extenso calçadão já é usado para caminhadas e cooper.
Em seguida, o prefeito seguiu com a comitiva para o distrito de Arraial D’Ajuda, onde se encontrou com os vereadores Dilmo Santiago e Evanildo Lage (Van Van), responsáveis pela indicação da obra, para celebrar este benefício junto à comunidade. A academia ao ar livre foi montada no Parque Central, onde moradores e turistas poderão utilizar os equipamentos para atividades esportivas e recreativas, bem como, através dos programas municipais já em planejamento para atender de forma sistemática ao idoso.
Saúde
A academia ao ar livre é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. Esses polos devem ser dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Como ponto de atenção no território, complementam o cuidado integral e fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas como a Estratégia da Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e a Vigilância em Saúde.
Infraestrutura
Os dois novos espaços contam com equipamentos modernos e resistentes à ação do tempo, com placa indicativa da maneira correta de se fazer cada exercício. Os aparelhos simulam atividades como caminhada, remada e outros exercícios, sempre com o objetivo de alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura e trabalhar a capacidade aeróbica. O equipamento pertence à população e faz parte de um convênio entre o Ministério dos Esportes / Governo Federal e a Prefeitura de Porto Seguro.
“Esta conquista faz parte de um pleito iniciado ano passado que conseguimos concluir agora. Acreditamos que o equipamento vem para incrementar a cultura do esporte na comunidade e estaremos lutando para que possamos levar a academia a céu aberto também para outros bairros da sede e distritos”, falou o prefeito, Beto Nascimento, sobre mais este benefício à comunidade.
Asfalto chega ao acesso à Vila Valdete
A Rua Iêdo Elias, principal acesso à Vila Valdete, recebeu o asfalto no início da tarde desta segunda-feira, 26/2, atendendo à antiga reivindicação da comunidade e também dos pais, alunos e professores da Escola Valdívio Costa.
A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Obras, já havia realizado toda drenagem no local, com a colocação de manilhas para captação das águas pluviais e está concluindo o serviço com a pavimentação do trecho, construção do passeio e meio-fio.
O prefeito Beto Nascimento havia assinado a ordem de serviço de pavimentação da via no início deste mês e estava acompanhando pessoalmente todo andamento da obra. “Esta é uma importante conquista desta comunidade e vamos seguir com outras ações e serviços que beneficiem a população”, afirmou.
Conferência aprova projetos de Saneamento Básico para Porto Seguro
A Câmara Municipal de Porto Seguro ficou movimentada na manhã de 27/02, para a Conferência Municipal de Saneamento Básico Participativo, que reuniu secretários, vereadores e lideranças da sede distritos e povoados. Durante o evento, realizado pela Prefeitura, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano e Planejamento, foram votados 170 programas, projetos e ações apontadas durante o processo, que culminará com a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Todas as discussões buscam uma melhor prestação de serviços de água, drenagem pluvial urbana, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos. A proposta final, apresentada durante a conferência e votada por delegados e participantes, é resultado de estudos, amplas discussões, oficinas, reuniões públicas e da aplicação de 1600 questionários junto à população. “Estamos concluindo hoje um ciclo importantíssimo para a nossa região, escrevendo um capítulo importante da história do nosso município”, disse o secretário de Meio Ambiente, Bené Gouveia.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Planejamento, Marlus Brasileiro, agradeceu o empenho da equipe da sua pasta, que não mediu esforços para a construção de um “marco histórico, com base no conhecimento de todos os problemas que vivemos no presente, criando novas condições para um futuro promissor”, salientou. Representando o Conselho dos Idosos, José Raimundo Ferreira, de 91 anos, morador do Baianão, também fez questão de dar o seu testemunho e falar da satisfação em participar de um momento tão significativo.
O superintendente de Planejamento e gerente de Convênios e Contratos da Prefeitura, Epaminondas Castro fez um relato de todas as etapas que culminaram com a conferência. “Não chegamos até aqui em um estalar de dedos. Quando saímos de casa para participar de uma discussão importante como essa, temos a certeza de que isso trará melhorias para o futuro nosso e de nossa cidade, fazendo todo esse trabalho valer à pena” concluiu.