home > noticias >

NOTÍCIAS DE PORTO SEGURO

Cenário de novela da Globo; Prestação de contas; Reparos urgentes na BR-367; Economia na compra de medicamentos


Por: CliC101 | Ascom PMPS
Publicado em 01/03/2018 04:59

Publicidade

Porto Seguro será palco de nova produção da Rede Globo


As belezas das praias e dos sítios históricos e naturais de Porto Seguro serão cenário da próxima produção das 21h da Rede Globo, a novela “Segundo Sol”. Após um trabalho de articulação da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, chegou-se a um consenso sobre os locais que melhor atendessem aos interesses da produção e também do município, dando mais projeção ao destino turístico.

 

O prefeito de Porto Seguro, Beto Nascimento, destaca os grandes resultados que serão obtidos durante a ação. “Teremos uma grande projeção na mídia nacional, e as imagens dos nossos atrativos certamente irão reforçar o desejo de milhões de brasileiros de conhecer a terra mãe do Brasil”, avaliou.

 

Beto também destacou que durante o período de filmagens, previsto para o mês de março, cerca de 100 a 120 pessoas entre atores, atrizes, produtores e staff estarão na cidade durante várias semanas. A produção está prevista para ir ao ar em meados de maio. “Todos os locais escolhidos passaram pela análise do Iphan e das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Planejamento e Meio Ambiente, para que estivessem em consonância com o contexto paisagístico e ambiental”, completou o prefeito.

 

A produção

 

“Segundo Sol” é a nova novela das 21h da Rede Globo, substituindo “O Outro Lado do Paraíso”. De autoria de João Emanuel Carneiro, autor de sucessos como “A Favorita” e “Avenida Brasil”.

 

O protagonista é Emílio Dantas, um cantor de axé baiano com carreira decadente que volta a fazer sucesso por causa de uma notícia falsa de sua morte. Para manter isso, ele decide se esconder no litoral da Bahia para continuar sendo dado como morto enquanto começa uma vida nova.

 

Deborah Secco está no elenco como a mulher do cantor. Adriana Esteves, Letícia Colin, Chay Suede e Fabrício Boliveira também compõem o time de famosos que estarão por aqui durante as gravações.

 

GALERIA DE CLICs

 

 

Prefeitura de Porto Seguro apresenta prestação de contas em audiência pública


A Prefeitura de Porto Seguro adotando a postura transparente quanto aos gastos municipais e cumprindo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, realizou na tarde de hoje, 28 de fevereiro, na Câmara Municipal, uma audiência pública para prestação de contas.

 

O secretário municipal de Finanças, Loredano Aleixo, representando o prefeito Beto Nascimento, abriu a audiência, com boas vindas aos secretários municipais, vereadores e comunidade, que acompanharam a apresentação do relatório do 3º quadrimestre 2017 da Prefeitura, explicada pela Consultoria Econtap, detalhando as receitas e despesas no período, bem como, a pasta da Saúde teve suas ações apresentadas por sua secretária, Edna Alves e contabilidade por Kerry Ruas.

 

Foi incluído o resultado nominal, que significa a evolução da dívida fundada do município, demonstrando o valor de sua redução. Também foi exposto o resultado primário, no quadro sobre a economia de aproximadamente 5% em relação receita e despesas, gastando-se menos do que arrecadou. Já os gastos com pessoal é um item em destaque, pois já está acima do limite de 54% calculado sob a receita corrente do município.

 

Os índices do Fundeb apresentados com uma aplicação superior ao limite mínimo estabelecido legalmente, chegando a 86% em sua aplicação total. Na Educação se registrou uma aplicação também acima do limite mínimo exigido que é de 25%, sendo que em Porto Seguro a aplicação se aproximou da marca de 27%, o que demonstra o zelo administrativo com esta área fundamental ao desenvolvimento e responsabilidade com os gastos públicos.

 

Quanto à dívida consolidada do município, sendo limite máximo 120% da receita corrente líquida, Porto Seguro ainda encontra-se em 70%, numa margem de segurança. Assim, foram expostos os reais números e realidade contábil dos 12 meses do exercício 2017.

 

Saúde

O relatório do Fundo Municipal de Saúde 2017 mostrou a execução orçamentária e respectiva precisão das receitas, metas fiscais, arrecadações junto ao governo federal e estadual que em ambos houve queda de repasses.

 

Os investimentos e ações foram amplamente abordados, bem como os gastos com medicamentos, exames, cirurgias, passagens, pessoal etc. Detalhou-se obras inauguradas no período e as em andamento, tais com unidades de saúde em diversas localidades, sede da secretaria, reformas, centro de zoonose, além de aquisição de equipamentos, manutenção das estruturas e os serviços feitos de forma efetiva e por programas, como também campanhas de saúde. 

 

Dados completos podem ser obtidos no site: www.portoseguro.ba.io.org.br/diariooficial

 

GALERIA DE CLICs

 

 

Prefeitura de Porto Seguro solicita reparos urgentes na BR-367


O prefeito de Porto Seguro, Beto Nascimento, protocolou um ofício junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), em Salvador, solicitando uma atenção imediata do órgão às condições da BR-367, rodovia federal e principal ligação entre os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.

 

O primeiro problema citado é o desmoronamento na altura da curva da Ponta Grande, onde o mar vem avançando e a erosão já tomou conta de um trecho da pista, representando sério risco de acidentes no local.

 

A outra questão trata da Ponte do Rio da Vila, que se encontra com uma das cabeceiras danificadas e está com o tráfego liberado devido à uma intervenção da Secretaria de Obras da Prefeitura de Porto Seguro, que improvisou a colocação de chapas de aço no local.

Segundo o prefeito, todos os esforços que competem ao município estão sendo feitos para os reparos urgentes que a via necessita. “Estes problemas causam uma grande insegurança na principal via de ligação da nossa cidade e estamos cobrando soluções rápidas e definitivas junto aos órgãos competentes”, afirmou o gestor.

 

GALERIA DE CLICs

 

 

Compra de medicamentos em laboratórios oficiais gera economia para cofres públicos

 

Por determinação do prefeito Beto Nascimento, a Prefeitura de Porto Seguro realizou uma iniciativa inédita de compra de medicamentos em laboratórios oficiais autorizados pelo governo federal, o que representa uma economia de aproximadamente 20% nos valores pagos pelo município. “Foi a primeira vez que realizamos esta compra e vamos continuar trabalhando para alcançar cada vez maior eficiência nos gastos públicos. Cada real economizado será revertido na melhoria dos serviços para a população”, explicou Beto.

 

Os laboratórios oficiais são laboratórios públicos que produzem medicamentos para atender às necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde), regularizados pela Anvisa. Alguns deles são da Marinha, Aeronáutica, Exército Brasileiro, ou indústrias que se cadastram com o intuito de produzir medicamentos para órgãos públicos e não rede privada.

 

Entre os medicamentos comprados pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Saúde, estão Cefalexina, Dexametasona, Metronidazol, Amoxilina, entre outros. De acordo com a secretária de Saúde, Edna Alves, a primeira compra atende cerca de 10% dos remédios que o município necessita, mas já gera uma economia significativa. “Infelizmente os laboratórios ainda produzem uma baixa quantidade, mas já suficiente para uma economia de R$ 22 mil somente nessa primeira compra autorizada pelo prefeito. Essa é uma grande iniciativa”, completou a secretária.








Comentários do público:

Publicidade
0