Mulheres são homenageadas com importantes serviços de saúde e ações sociais
Adereços em tons lilás ornamentaram a unidade de saúde do bairro Paraguai, em Porto Seguro, na manhã desta quinta feira, 8/03, para recepcionar o grande público feminino que compareceu ao local. A Prefeitura, como parte das homenagens ao Dia Internacional da Mulher, em ação idealizada pela Secretaria de Saúde, contando com a parceria da Secretaria de Assistência Social, desenvolveu amplo cronograma de serviços e ações de saúde direcionadas para elas, durante todo o dia.
O evento, que reuniu mulheres entre 18 a 70 anos, foi prestigiado pelo prefeito Beto Nascimento, secretária de Saúde, Edna Alves, secretária de Assistência Social, Lívia Bittencourt, vereadores Cido Viana, Geraldo Contador, Lázaro Lopes e Ariana Fehelberg.
De acordo com o prefeito em exercício, Beto Nascimento, “essas ações visam valorizar a mulher oferecendo oportunidade ao acesso integral à saúde com maior qualidade. No dia internacional da mulher o município promove, em diversos estabelecimentos de saúde, importantes serviços para que as mulheres sintam-se valorizadas”, diz.
Ações simultâneas
As comemorações, realizadas simultaneamente na Policlínica, TFD, SAE CTA, unidade de saúde de Vale Verde, Itaporanga, Parque Ecológico, Heraldo Lima, Areião e Arraial Centro, reforçaram a necessidade das mulheres buscarem, cada vez mais, saúde e qualidade de vida.
"O nosso compromisso com a saúde é diário, em toda rede que abrange o SUS em Porto Seguro. Neste dia dedicado as mulheres elaboramos uma programação intensificada, para que todas tenham, ainda mais, acesso as equipes multiprofissionais especializadas a fim de atendê-las com respeito e dignidade que merecem", enfatiza a secretária de saúde, Edna Alves.
Serviços ofertados à comunidade do Paraguai
As mais de 300 mulheres que estiveram na unidade do Paraguai tiveram acesso as consulta médicas com clínico geral, cardiologista, ginecologista, participaram de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, receberam atendimento psicológico, realizaram exames preventivos, de ultrassom, serviços de odontologia, aferição de pressão arterial e glicemia, além da atualização do calendário vacinal, atividades físicas com equipe da academia de saúde, agendamento cadastral para atualização do bolsa família, acolhimento psicossocial, orientações com profissionais do CRAS, CRAM E CREAS.
A dona de casa, Jamile dos Santos, demonstrou satisfação por participar das ações dedicadas às mulheres. "Gostei muito, está tudo maravilhoso. Sempre faço acompanhamento aqui na unidade e minha agente de saúde me avisou da ação tem uns 20 dias. Eu vim e saio satisfeita", confirma.
Cerimônia concorrida homenageia "Mulheres que Brilham"
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na tarde desta quarta-feira, no Centro de Cultura, mais uma edição do “Mulheres que Brilham”.
No descontraído Lounge montado no palco, o prefeito, Beto Nascimento e a secretária da pasta, Lívia Bittencourt, receberam autoridades como os vereadores Dilmo Santiago e Aparecido Viana (Cido) e a secretária municipal de Educação, Rowenna Brito. Também participaram as secretárias de Assistência Social de Eunápolis, Larissa Oliveira, e a de Santa Cruz Cabrália, Ernanda Safram.
Mais de 50 mulheres, que têm sua história de vida e trabalho de destaque na cidade, receberam das mãos do prefeito, Beto Nascimento e da secretária, Lívia, o título de reconhecimento e admiração da comunidade.
A cerimônia faz parte da programação especial do mês voltada à valorização da mulher, com ações em bairros, centro e distritos, com iniciativas que visam a orientação sobre direitos, protagonismo social feminino, amparo e promoção de políticas públicas.
Nesta noite de homenagens, houve importantes abordagens, como abuso sexual, leitura do depoimento “atrás das cortinas”, exibição de um vídeo da novela das 21h, da Rede Globo, Do outro lado da vida; apresentação de ballet e do Coral da Igreja Assembleia de Deus do Mirante.
Força e sensibilidade
A secretária destacou que a o ato “é para relembrar a garra, a luta e a perseverança de mulheres guerreiras que buscaram e buscam a igualdade social”, diz, explicando que desde o inicio do século XX se comemora a data, originada das manifestações femininas por melhores condições de trabalho, políticas, sociais e econômicas.
O prefeito, Beto, elogiou as homenageadas e destacou a importância feminina nos lares, comércio e na política, trazendo a todas as esferas sociais a concentração e sensibilidade para soluções de problemas que só o universo feminino compreende, no entanto, lembrou que as mulheres ainda são vítimas de violência doméstica e que sofrem com a diferença de gêneros nos salários e no mercado de trabalho. “Direitos iguais”, conclui.
Porto Seguro - Servidores da Assistência Social recebem uniformes
Identidade visual: quem precisar de atendimento junto à Secretaria Municipal da Assistência Social de Porto Seguro, não terá dificuldades para reconhecer os servidores, pois a gestão da pasta atendendo a um antigo anseio dos funcionários, entregou nesta semana, uniformes para toda equipe.
“Os uniformes trazem conforto e economia para os servidores que precisam estar vestidos adequadamente diariamente e, ao mesmo tempo, torna o ambiente de trabalho mais profissional, facilitando sua identificação pelos usuários”, diz a secretária, Lívia Bittencourt, ao fazer a entrega.
Ordem dos Capelães do Brasil amplia atuação
Após a autorização pelo Governo do Estado da Bahia à Ordem dos Capelães do Brasil (OCB) a desenvolver o projeto Capelânia Escolar, Segurança e Saúde, assinada em 2016, pelo governador Rui Costa, o órgão iniciou série de ações no estado voltada à implantação nas escolas, secretarias estaduais de Trabalho e Desenvolvimento Social e de Saúde e em presídios.
O Sul da Bahia foi contemplado com trabalho dos capelães sindicalizados pela Ordem, regulamentados pela Lei 10302012, com iniciativas voltadas ao acompanhamento, orientação sobre direitos e acesso a benefícios sociais em programas estaduais e federais, amparo e conforto, em escolas municipais e estaduais, pacientes de hospitais e profissionais da saúde, visitas a famílias em vulnerabilidade social e pessoas em ressocialização. Já são cinco mil capelães no Extremo Sul desenvolvendo o ministério eclesiástico, de forma voluntária e profissional.
Abrangência
Em Porto Seguro, há oito anos a ação da superintendente da OCB local realiza atendimentos na Escola Municipal Cristina Batista, Hospital Luís Eduardo Magalhães e no Centro Pop. Em Eunápolis, o presídio também recebe assistência capelã, com visita semanal e atendimentos individualizados.
Em Santa Cruz Cabrália, o prefeito em exercício, Carlos de Jesus Vieira, assinou autorização para 100 capelães atuarem nas escolas municipais e na Secretaria Municipal de Ação Social.
Avanços Porto Seguro
Em uma audiência entre a OCB e o Prefeito de Porto Seguro, Beto Nascimento, um convênio de parceria técnica voluntária para atendimento nas escolas e na área social foi tratado com o gestor, com o objetivo de propiciar mais espaços e ações da capelania no município, nas esferas escolares e sociais.
“Nossa missão é estabelecer ajuda humanitária, através de um trabalho sistematizado, dentro da lei, que reúne aspectos técnicos e emocionais, junto à comunidade, a fim de enfrentar os diversos problemas sociais e promover inclusão, dignidade e amor ao próximo”, explica a presidente da OCB, capelã Elisabeth Ferraz, que também fez referência à ao Dia do Capelão, comemorado em 16 de fevereiro, na Câmara Municipal de Porto Seguro, com entrega do Título de Reconhecimento Social a autoridades e profissionais ligados área social.