Faltando oito meses para a eleição que vai escolher o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Bahia (OAB-BA), o primeiro nome a participar da disputa já foi confirmado. O atual Conselheiro Federal e ex-vice-presidente da entidade, Fabrício Oliveira, foi anunciado pelo presidente Luiz Viana Queiroz como o encolhido para ser candidato a sucessão.
A escolha aconteceu depois de um processo de amadurecimento do grupo que hoje comanda a Ordem, e envolveu outros possíveis candidatos, como o presidente da Caixa de Assistência da Advocacia da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, e a vice-presidente Ana Patrícia Dantas Leão. Coutinho deve disputar para permanecer à frente da Caixa e Ana Patrícia a uma vaga no Conselho Federal.
“Todos são bons nomes, mas dentro desse consenso se chegou ao entendimento de que nesse momento o nome de Fabrício é o que reúne as melhores condições para ser o representante da atual gestão nas próximas eleições. Pelo trabalho que fez como vice-presidente e faz no Conselho Federal. Ele tem o histórico de militância na OAB. O trabalho no Conselho Federal fez com que ele construísse uma ponte entre Brasília e Salvador em defesa dos pleitos da advocacia da Bahia junto ao Conselho. O perfil e história o qualificam para esse cargo”, declara Luiz Viana, que deverá ser o candidato a vice-presidente na disputa pela OAB Federal na chapa de Felipe Santa Cruz, atual presidente da OAB do Rio de Janeiro.
Conquistas
A aposta é de que Fabrício Oliveira vai avançar ainda mais as conquistas da atual gestão. De acordo com informações da própria OAB da Bahia, o número de cursos oferecidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA) aumentou mais de cinco vezes em comparação com o que era oferecido até 2012. Mais de 40 novas Salas dos Advogados foram instaladas em unidades do Judiciário no estado. Foram construídas ou reformadas 18 sedes de subseções da OAB no interior da Bahia. Nos últimos anos, praticamente todos os imóveis da Ordem passaram por melhorias ou foram erguidos. Foi criado o Conselho Consultivo dos Jovens Advogados e a Procuradoria de Defesa das Prerrogativas dos Advogados. Outra ação de destaque da gestão atual foi o enfrentamento à crise do judiciário e a concepção do plano de reestruturação sustentável do poder judiciário. A publicação da nova tabela de honorários é considerada mais uma conquista importante para a classe.