No primeiro dia das manifestações dos caminhoneiros em Itabela nesta quinta-feira (24), à tarde o movimento seguia firme e pacífico, sem qualquer incidente, com paralisação do trânsito de caminhões na BR-101, e com carro de som onde os locutores se revezavam pronunciando frases de efeito: “chega de impostos abusivos”, “chega de tanta corrupção”, “o povo não aguenta mais”, e até representantes evangélicos entoando cânticos e dando apoio ao movimento.
Assim como aconteceu desde o início da manhã, a pista continuou liberada para automóveis, ônibus e demais veículos de pequeno porte.
Apoio
O movimento contra os altos preços dos combustíveis conta com apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, da classe produtora e da comunidade como um todo.
O produtor rural, já extenuado com a escorchante carga tributária, também tem despesas elevadas com combustíveis, elevando o custo final dos seus produtos e tendo que conviver com preços de mercado que não deixam margem mínima aceitável para continuar mantendo a sustentabilidade dos negócios agrícolas.
Luz vermelha
O sinal de alerta está ligado, com os caminhoneiros sem condições de suportar os escorchantes e desenfreados preços do diesel para continuarem sobrevivendo, sustentando suas famílias e tendo que honrar compromissos com veículos de alto custo, impostos, taxas, pedágios, sem falar nos riscos a que estão submetidos diuturnamente com as péssimas condições das estradas brasileiras e os riscos de assaltos e roubos.
Movimento continua
Ativos na mobilização, caminhoneiros prometem passar a noite na BR-101 em Itabela para manter o movimento de paralisação.