Campanha contra fake news, da Ouvidoria do TRE-BA, em parceria com a Corregedoria Eleitoral, alerta sobre os perigos de acessar links de notícias suspeitas.
Você checa a origem e a veracidade das notícias que compartilha nas redes sociais?
Você sabe como identificar se uma notícia é falsa?
As Fake News são uma das maiores preocupações da Justiça Eleitoral para o pleito 2018: uma notícia falsa pode prejudicar um candidato e mudar o rumo das eleições.
Nem sempre conteúdos engraçados têm a intenção só de zombar. Avalie se, em meio às piadas, há fatos deturpados ou truncados na mensagem.
Desconfie de mensagens com um tom catastrófico que pedem divulgação imediata. Muitas vezes, são conteúdos fraudulentos que apelam à emoção do leitor apenas para ampliar seu alcance.
Repare na foto de perfil do remetente para avaliar se é uma imagem fictícia ou de alguma personalidade pública. Disseminadores de links e notícias duvidosas costumam se valer de montagens e imagens falsas para se identificar nas redes.
Mantenha um pé atrás diante de notícias com erros grosseiros de ortografia ou gramática. Fontes de notícias falsas costumam escorregar no trato da língua.
Assista ao vídeo e saiba como identificar uma notícia falsa.