Nesta quinta-feira (19), foram realizadas duas Sessões seguidas na Câmara Municipal de Itabela.
Na primeira sessão, estiveram em pauta projetos de lei de influência no orçamento municipal para o ano de 2014.
Logo após o “grande expediente”, tempo em que os vereadores usam da palavra, o vereador e presidente da Câmara Gedalvo Oliveira Matos convidou o vereador Antônio da Silva Veloso para assumir como presidente interino. No uso da palavra, Gedalvo fez questão de cumprimentar a cada um dos vereadores com um aperto de mão, e em seguida deixou o plenário com a justificativa de que não estava se sentindo bem.
Falamos com o então presidente interino, Antônio da Silva Veloso. Segundo ele, o prefeito mandou para a Câmara um orçamento de 83 milhões. Depois de “muito estudo” desse orçamento, como os vereadores ressaltaram em sessões anteriores, a Câmara decidiu por retirar 12 milhões de reais.
“Esse ano o prefeito mandou orçamento de 83 milhões. A Câmara tirou 12 milhões, só deixou mais 15 milhões de convênio que são 12 milhões da rede de esgoto e mais cerca de 3 milhões das creches. O orçamento ficou em 56 a 57 milhões”, disse Antônio da Silva Veloso.
Os quatro itens da pauta foram votados e aprovados por unanimidade.
Entre esses itens estava o que dá autonomia ao prefeito para remanejar até 80% do orçamento de cada secretaria para outros fins, o chamado “tira daqui e bota alí”.